Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O russo Morozov é o destaque da Universíade

swimchannel

15/07/2013 16h44

Antes do principal evento da temporada, o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, a natação mundial tem seus olhos voltados para a Universíade. O evento, uma espécie de Campeonato Mundial Universitário, termina dia 17 de julho e reúne centenas de nadadores na cidade russa de Kazan. Muitos desses atletas estarão em ação na piscina de Barcelona a partir do dia 28 de julho. Entre estas estrelas aquáticas o grande destaque da Universíade é justamente um nadador da casa. Trata-se do velocista Vladimir Morozov, que com as boas marcas atingidas nos 50m e 100m livre chegará muito bem cotado para subir ao pódio no Mundial.

Morozov registrou excelentes marcas em suas duas especialidades, os 50m e 100m livre. Na prova nobre da natação ele conquistou a medalha de maneira absoluta, dominando os rivais e cravando um ótimo 47s62 (veja o vídeo da prova aqui). O tempo, além de ser o novo recorde do campeonato, também lhe confere a segunda colocação no ranking mundial deste ano (apenas nove centésimos atrás do líder, o australiano James Magnussen) e lhe coloca de vez como postulante a conquistar uma medalha nesta prova. No revezamento 4x100m livre ele integrou a equipe russa que foi campeã e cravou a melhor marca da temporada: 3min10s88. Morozov foi ainda o mais veloz do quarteto nadando sua parcial para 47s14.

O russo Vladimir Morozov

Já na prova mais veloz da natação o russo avançou hoje para a final nadando para 21s81. Morozov já nadou mais rápido do que isso no Campeonato Russo deste ano e provavelmente deverá abaixar ainda mais seu tempo na final de amanhã. Ele também já ganhou em Kazan outras duas medalhas: prata nos 50m costas (24s87) e bronze nos 50m peito (27s70). O velocista deverá fechar a sua participação no evento nadando o 4x100m medley na quarta-feira, último dia de provas de natação na Universíade. Depois disso, ele e a delegação russa seguem para Barcelona.

O russo será um dos principais adversários na luta de Cesar Cielo pelo tricampeonato mundial nos 50m livre. Porém, Cielo não é o único brasileiro que tem Morozov como adversário. Este ano o russo teve outra rivalidade com um velocista brasileiro. No NCAA ele e Marcelo Chierighini protagonizaram as melhores cenas das provas de velocidade. E Morozov derrotou o brasileiro duas vezes, nas 50 e 100 jardas. Após a Universíade de Kazan, Morozov chega com moral e pronto para tentar surpreender os grandes favoritos nas provas de velocidade. A Rússia que já viu Alexander Popov ser o rei da velocidade durante uma década espera agora que Morozov trilhe o mesmo caminho.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel