Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nicholas Santos vai à Ásia buscando recordes e medalhas

swimchannel

18/10/2013 07h00

A última lembrança de Nicholas Santos da piscina curta é muito boa. Afinal, no Campeonato Mundial de Istambul, disputado no fim do ano passado, o velocista conquistou o título mundial dos 50m borboleta, cravando o novo recorde de campeonato. Após bater na trave no Campeonato Mundial em Barcelona (ficou em quarto lugar) Nicholas nadou muito bem no Desafio Raia Rápida, evento que aconteceu mês passado no Rio de Janeiro. Na ocasião ele foi apenas um centésimo mais lento em relação ao Mundial de Barcelona, isso mesmo estando em fase pesada de treinamento.

Agora o velocista volta suas atenções à piscina de 25 metros já que irá literalmente atravessar o mundo para disputar as três últimas etapas da Copa do Mundo da Fina em Cingapura, Tóquio e Pequim. Focado em obter bons resultados neste fim de temporada o velocista conversou com a Swim Channel, mostrando estar bem confiante para as etapas e não descartando superar recordes. Confira a entrevista abaixo.

Nos últimos meses Nicholas focou seus treinamentos na piscina curta – Foto: Satiro Sodré

Swim Channel: Quais provas você irá nadar nestas etapas da Copa do Mundo? 50livre e 50borbo. Planeja nadar alguma de 100 metros?

Nicholas Santos: Os 100m livre e os 100m borboleta. Vou ver qual delas eu nade, mas provavelmente nadarei os 100m borboleta. Primeiro vou acompanhando as chances de medalha e ai depois decido qual delas nadar.

Swim Channel: O Albertinho (Alberto Pinto Silva, técnico de Nicholas) vai te acompanhar nesta viagem? Qual a importância da presença dele durante as competições?

Nicholas: O Albertinho não irá desta vez. Acredito que o tempo todo ele dá dicas, opinião de estratégia para a prova, onde posso melhorar durante a prova, etc. Isso é essencial na nossa relação. O resto é comigo.

Swim Channel: Na sua opinião, qual das etapas que você nadará (Cingapura, Tóquio e Pequim) será a mais difícil?

Nicholas: Na verdade as provas de velocidade são sempre fortes e existem nadadores que competem em todas as etapas buscando a premiação final da temporada. Acredito que o Roland Schoeman e o Vladmir Morozov serão os mais fortes adversários que enfrentarei. Mas sempre tem alguma surpresa nas etapas da Copa do Mundo, algum nadador que aparece mais rápido do que esperamos. Mas não vou fazer feio lá, mesmo sem descanso.

Sua saída é uma das melhores do mundo e na piscina curta, uma grande vantagem – Foto: Satiro Sodré

Swim Channel: No Raia Rápida, você acabou se surpreendendo com o tempo que fez nos 50m borboleta. Acha que pode ter alguma boa surpresa também na Copa do Mundo?

Nicholas: Tudo vai depender do número de provas que eu nadar, pois serão três etapas e fica bem cansativo quando escolhemos quatro provas para competir, por exemplo. Minha ideia é disputar medalha em todas as provas que cair na piscina. Mas não será uma surpresa se eu nadar abaixo do meu melhor tempo no 50m borboleta que é 22s22.

Swim Channel: Nesta temporada já aconteceram mais de dez recordes mundiais na Copa do Mundo. Você tem alguma expectativa para superar algum recorde pessoal, sul-americano ou até mundial?

Nicholas: Eu já estou de olho nesse recorde mundial dos 50m borboleta que é 21s80 faz um tempo. Embora seja um recorde remanescente da época dos trajes tecnológicos, acredito que seja possível superá-lo. Vamos atrás dele!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel