Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O retorno de Bruno Fratus

swimchannel

14/11/2013 10h12

Depois de quase sete meses sem competir, o velocista Bruno Fratus volta a cair numa piscina para disputar medalhas. Quarto colocado nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, Fratus disputa a partir de hoje o Grand Prix de Minneapolis, nos Estados Unidos. A competição abre a temporada 2013-14 dos Grand Prix americanos e será realizada em piscina de jardas. Fazendo sua estreia neste tipo de piscina, Fratus vai ter adversários de peso como o francês Yannick Agnel, o americano Conor Dwyer e o brasileiro Cesar Cielo nas provas de 50 e 100 livre.

Em conversa com a Swim Channel, o velocista falou sobre a delicada cirurgia que se submeteu para tratar de uma lesão no ombro, os planos para sua volta as competições e sobre os treinamentos que vêm realizando com o técnico da seleção brasileira Alberto Silva, o Albertinho. Confira abaixo a entrevista com Bruno Fratus.

Bruno Fratus esta recuperado da lesão no ombro - Foto: Satiro Sodré

Bruno Fratus esta recuperado da lesão no ombro – Foto: Satiro Sodré

Swim Channel: Como foi a recuperação da cirurgia no ombro? No que a lesão estava te atrapalhando?
Bruno Fratus: Foi uma recuperação intensa e muito bem feita, pois tive a felicidade de poder contar com aquela que acredito ser a melhor equipe médica e técnica do país. A lesão me causava muita dor durante os treinos. Esse era um desconforto que ficou no passado.

Swim Channel: Durante todo esse tempo sem competir você inovou alguma coisa em seus treinamentos? Passou a fazer treinos diferentes dentro e fora d'água?
Fratus: Passei a treinar de forma de diferente sim, mais inteligente. Muitas vezes, talvez por empolgação, corremos riscos desnecessários durante o treino e estou tentando minimizar riscos de lesão principalmente.

Swim Channel: Depois de tanto tempo sem competir imagino que esteja ansioso para cair na água. Este motivado para nadar o Grand Prix contra nadadores como Cesar Cielo, Yannick Agnel e Conor Dwyer?
Fratus: Com certeza, estou bem motivado. Sou um atleta que precisa competir o máximo possível e não vejo a hora de voltar a fazer o que mais gosto.

O velocista estreia em piscina de jardas - Foto Satiro Sodré

O velocista faz sua estreia em piscina de jardas – Foto Satiro Sodré

Swim Channel: É verdade que você nunca competiu em uma piscina de jardas? Como será sua estratégia para nadar neste tipo de piscina?
Fratus: É verdade. Essa será a primeira vez que competirei em uma piscina de jardas e a estratégia que vou traçar nesse caso é prestar o máximo de atenção possível nos fundamentos e detalhes, além de nadar bem rápido.

Swim Channel: Como esta se preparando para 2014 a nível internacional? Disputar o Pan-Pacífico e o Mundial de curta são seus objetivos maiores?
Fratus: Tenho me recondicionado e focado na minha recuperação plena. Sem dúvida o Pan-Pacífico e o Mundial de curta estarão no topo da minha lista de prioridades internacionais para o ano que vem.

Swim Channel: Após a cirurgia você pretende manter-se focado nos 50m e 100m livre? Ou vai arriscar outra prova?
Fratus: 50m e 100m livre são as provas que vão estar sempre na minha programação das competições, mas se por acaso eu puder me divertir em alguma outra prova de velocidade, por que não?

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel