Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

2013, o ano inesquecível de Mireia Belmonte

swimchannel

09/12/2013 13h06

Daqui alguns anos quando Mireia Belmonte já tiver encerrado sua carreira e for folhear o álbum de fotos a página que marcar 2013 lhe trará muitas boas recordações. Afinal, este ano que esta chegando ao fim é sem dúvida o melhor da sua carreira. E tudo isso depois de passar por um drama que poderia ter lhe tirado do Campeonato Mundial de Barcelona.

Depois de conquistar duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres, a nadadora solicitou um aumento salarial de seu antigo clube, o CN Sabadell. O pedido foi recusado e Mireia decidiu não treinar e representar mais a equipe. Porém, havia um pequeno problema. Se não arrumasse um novo clube não poderia representar a Espanha no Mundial de Barcelona. A melhor nadadora do país poderia ficar de fora do principal evento da temporada que seria disputado justamente em seu país e na sua terra natal.

A bela espanhola Mireia Belmonte

Mireia superou três recordes mundiais em 2013 – Foto: Patrick Baz/AFP

Após quase cinco meses de tensão e indefinição, Mireia finalmente conseguiu um novo clube e assinou com a Universidade Católica de Murcia. Porém, o que ela mais comemorou foi saber que poderia continuar sendo treinada pelo técnico Fred Vergnoux, o responsável pelo seu planejamento em 2012. Em fevereiro, começava de fato o ano para Mireia Belmonte.

A partir daí ela só teve o que comemorar. Garantiu vaga para disputar seis provas individuais no Mundial de Barcelona, chegou a cinco finais e conquistou três medalhas: prata nos 200m borboleta e 400m medley e bronze nos 200m medley. Foi uma das atletas mais festejadas pela torcida e pode fazer a festa com os ótimos resultados.

Mireia Belmonte comemora seu recorde (foto: dpa)

A espanhola chega com moral para o Europeu de curta – Foto: DPA

Mas a história não terminou ai. Depois do Mundial a nadadora encarou todo o circuito da Copa do Mundo de piscina curta. Conquistou 24 medalhas ao longo das oito etapas, terminando como a terceira melhor do ranking e levando pra casa mais de US$ 100 mil em premiação. E pela primeira vez em sua vida superou recordes mundiais na etapa em Berlim, quando tornou-se a primeira mulher da história da nadar os 800m livre abaixo dos 8 minutos: 7min59s34 e cravar uma nova marca nos 400m livre com 3min54s52.

Na semana passada a espanhola voltou a fazer história, batendo o recorde mundial dos 1500m livre em piscina curta com o tempo de 15min26s95 no Campeonato Espanhol. Mireia está em grande fase e será uma das grandes atrações do Campeonato Europeu de piscina curta que começa na próxima quinta-feira em Herning, na Dinamarca. E ela espera mais vitórias e recordes para fechar o ano com chave de ouro.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel