Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil e Rio de Janeiro no mapa da natação internacional

swimchannel

25/02/2014 07h00

O Brasil, mais precisamente o Rio de Janeiro, será sede dos próximos Jogos Olímpicos em 2016. Restam ainda 29 meses para o início das disputas, porém muitas seleções de natação já começaram seus planejamentos para o maior evento esportivo do planeta. Além das questões logísticas de viagem estão os training camps, que são curtos períodos de treinamentos para aclimatação. Algumas seleções e atletas passaram por aqui nos últimos meses e outros deverão vir treinar no Brasil e se adaptar ao clima do país antes da próxima Olimpíada começar.

Florent Manaudou é um dos franceses que esta treinando no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Florent Manaudou é um dos franceses que esta treinando no Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

Um grande exemplo é a seleção da França. Desde 2012 alguns nadadores franceses são figuras carimbadas nas piscinas do Rio de Janeiro. Além de disputarem o evento Raia Rápida em duas ocasiões, atletas como Fred Bousquet e Florent Manaudou estão novamente na sede olímpica de 2016 fazendo um novo training camp com sua equipe, o Club Natation Marseille. Além de fugir do inverno europeu, o treinamento no Rio é uma forma dos atletas já irem se acostumando com o clima da cidade e é muito provável que até o início dos Jogos eles façam novos training camps. A equipe do Marseille fica na cidade até o início da próxima semana.

A cidade de São Paulo também entrou na rota internacional da natação, afinal conta com muitos clubes e piscinas disponíveis, além de ser a cidade onde treinam alguns dos principais nomes da seleção brasileira. Essas características atraíram a atenção de um medalhista olímpico. O britânico Michael Jamieson, vice-campeão nos 200m peito em Londres-2012, passou duas semanas treinando com o grupo de Alberto Silva e aprovou o intercâmbio, incluindo o treinamento em conjunto com Tales Cerdeira e Henrique Barbosa, atletas que nadam as mesmas provas que ele. Já o Corinthians recebeu no começo do ano a alguns nadadores da seleção peruana que fizeram um training camp de pré-temporada no clube e também aprovaram a experiência.

Michael Jamieson treinou em São Paulo com o técnico Alberto Silva - Foto: Flávio Perez

Michael Jamieson treinou em São Paulo com o técnico Alberto Silva – Foto: Flávio Perez

Além desses períodos para treinamento, alguns Comitês Olímpicos e departamentos de natação de alguns países já visitaram clubes e estruturas esportivas no país para definir suas bases durante a preparação e concentração pré-Olimpíada. Por exemplo, a seleção do Reino Unido visitou e gostou da estrutura do Minas Tênis Clube e muito provavelmente utilizará as dependências do clube de Belo Horizonte como local de aclimatação para os Jogos.

O exemplo que deverá ser seguido por outras delegações que além de conhecerem e treinarem ajudarão a divulgar internacionalmente os clubes e piscinas do Brasil. Essa experiência também servirá como um ótimo intercâmbio para atletas e treinadores brasileiros que terão a chance dividir o espaço e conhecimento com seus colegas estrangeiros. O Brasil está na rota do mapa internacional da natação e preparem-se para ver cada vez mais estrelas mundiais passando por aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel