Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Jogos Sul-Americanos começam amanhã

swimchannel

06/03/2014 16h41

Tem início amanhã em Santiago a 10ª edição dos Jogos Sul-Americanos do ODESUR (Organização Esportiva Sul-Americana), competição continental que reunirá centenas atletas de 43 modalidades e 14 países até o dia 18 de março. A cerimônia de abertura está marcada para as 22h de amanhã, no Estádio Nacional Julio Martinez Prádanos, palco da final da Copa do Mundo de futebol de 1962. Além dos Jogos Sul-Americanos, o ODESUR também organiza outros eventos continentais como os Jogos Sul-Americanos de Praia e os Jogos Paralímpicos Sul-Americanos. A natação é um dos principais eventos da competição e terá 40 provas a serem disputadas no Centro Aquático Nacional, em quatro dias (de 7 a 10 de março).

Os Jogos Sul-Americanos foram disputados pela primeira vez em 1978, em La Paz, quando reuniu oito países do continente. Naquela edição o Brasil enviou uma pequena delegação e só conquistou uma medalha de ouro (a natação, por exemplo, nem viajou a Bolívia). Com o passar do tempo o evento foi crescendo e incorporando novas modalidades ao seu programa. Em 2002, após a desistência de Córdoba, o Brasil sediou os Jogos e dividiu as disputas em quatro cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belém, esta que ficou com as modalidades aquáticas.

Vista do Centro Aquático Nacional em Santiago - Foto: Satiro Sodré

Vista do Centro Aquático Nacional em Santiago – Foto: Satiro Sodré

Paralelamente aos Jogos do ODESUR também é disputado o Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos a cada dois anos, competição organizada pela Consanat (Confederação Sul-Americana de Natação) e exclusiva para as cinco modalidades da Fina: natação, águas abertas, nado sincronizado, saltos ornamentais e polo aquático. Este ano ela também será disputada, porém no final do ano na Argentina. Apenas uma vez na história os Jogos do ODESUR e o Campeonato Sul-Americano foram disputados de forma conjunta. Aconteceu em 2010, quando a cidade colombiana de Medellin sediou ao mesmo tempo o ODESUR e o Sul-Americano. Dessa forma, os atletas disputaram duas competições dentro de uma só.

Este ano, o Brasil é o grande favorito para ser o campeão nas provas de natação e terá quase força máxima. As ausências são Cesar Cielo e Felipe França, que pediram dispensa e não disputarão os Jogos. O evento também marca o retorno de Bruno Fratus a seleção depois de se recuperar de uma cirurgia no ombro. Outras estrelas que disputarão o ODESUR são aos venezuelanos Andreina Pinto, Albert Subirats e Ernesto Acuña, os argentinos Juan Pereyra e Julia Sebastian e a chilena Kristel Kobrich, maior chance de medalhas do país anfitrião. Nas águas abertas, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo são os favoritos para vencer as prova de 10 km.

A seleção brasileira feminina posa para foto - Foto: Satiro Sodré

A seleção brasileira feminina posa para foto – Foto: Satiro Sodré

Para os atletas de modalidades aquáticas serão duas oportunidades para competir em 2014 contra seus vizinhos. E ano que vem ainda teremos os Jogos Pan-Americanos no Canadá.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel