Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Ruta Meilutyte: 17 anos e a chance de mais dois títulos inéditos

swimchannel

19/03/2014 16h34

Um dos maiores fenômenos da natação mundial faz aniversário hoje. A lituana Ruta Meilutyte completa 17 anos de idade. Em sua curta carreira já conquistou o que muitos nadadores jamais conquistarão em toda uma vida. Em sua galeria de medalhas de ouro estão os principais títulos internacionais: os Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, o Mundial de piscina curta, o Mundial Júnior, o Europeu de piscina curta, o Europeu júnior, a Gymnasíade, além de inúmeras conquistas nacionais e de competições na Inglaterra, país onde vive e treina.

Seu presente de aniversário pode chegar um pouco mais tarde e em forma de medalha de ouro, ou melhor, em forma de duas medalhas de ouro. Em 2014 a nadadora da Lituânia terá a chance de conquistar dois títulos que ainda faltam a sua coleção: o dos Jogos Olímpicos da Juventude e do Campeonato Europeu de piscina longa, eventos que acontecerão em Nanjing (China) e Berlim (Alemanha), respectivamente. Em ambos os eventos é a favorita a subir no lugar mais alto do pódio.

Ruta Meilutyte vai atrás da única medalha que lhe falta - Foto: Michael Sohn/Associated Press

Ruta pode adicionar mais dois título inéditos a sua carreira em 2014- Foto: Michael Sohn/AP

O problema é que as duas competições serão disputadas de forma praticamente simultâneas no mês de agosto. E caso queira adicionar mais dois títulos inéditos a seu currículo, Ruta precisará ser veloz também fora da piscina. As provas de natação da segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude ocorrem entre os dias 17 e 22 de agosto. Já o Campeonato Europeu de longa começa no dia 18 e termina dia 24 de agosto. Pelo calendário dos eventos é possível que ela dispute as duas competições, porém terá que fazer um planejamento perfeito e não poderá perder tempo algum. Assim como na piscina, todos os segundos serão preciosos.

Se há o lado positivo e a motivação que a faz querer adicionar mais feitos a sua carreira, também há o risco de que o cansaço com toda essa correria possa acabar afetando seu desempenho dentro d'água. Na China ela deverá nadar apenas os 100m peito e viajar logo em seguida para a Alemanha. Assim conseguiria chegar a tempo de disputar os 50m peito no Europeu de Berlim, que estão agendados para o último dia de eventos.

Ruta Meilutyte

Se ganhar as duas medalhas de ouro faltará apenas a Universíade – Foto: Reprodução

Se conseguir conquistar duas medalhas de ouro nestes dois eventos faltará apenas um título para a jovem lituana: as Universíades. Mas para isso ela precisa terminar os estudos no tradicional colégio Plymouth Leander e entrar em alguma universidade. Talvez isso ocorra em breve ou quem sabe até em 2019, quando a Universíade será realizada em Brasília e ela terá apenas 22 anos. O mundo sabe que isso é apenas uma questão de tempo para Ruta poder enfim ser aclamada como campeã de tudo.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel