Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Gustavo Borges, o maior brasileiro na história do NCAA

swimchannel

26/03/2014 14h54

Tem início amanhã em Austin, as disputas da primeira divisão do NCAA, o campeonato americano universitário que engloba diversas modalidades olímpicas. Na natação ele é disputada na piscina de jardas. Na semana passada tivemos a competição feminina, que contou com a presença de Missy Franklin e terminou com a Universidade da Georgia como campeã. Este final de semana acontecem as provas masculinas, onde teremos a participação de oito atletas brasileiros. Para mais detalhes e estatísticas sobre o evento, indicamos uma visita na página da Best Swimming.

O Brasil tem bastante tradição nas disputas do NCAA, produzindo medalhistas e campeões ao longo dos anos. Ao todo foram 35 medalhas de ouro apenas na primeira divisão da competição universitária. Mas você sabe quem é o brasileiro que mais venceu no NCAA? Se você respondeu Gustavo Borges acertou. Sempre competindo pela Universidade de Michigan, Gustavo acumulou dez medalhas de ouro ao longo de quatro temporadas: oito em provas individuais e mais duas em revezamentos.

Gustavo Borges em evento onde foi homenageado pela Universidade de Michigan - Foto: Divulgação

Gustavo Borges em evento onde foi homenageado pela Universidade de Michigan em 2013 – Foto: Divulgação

Ele chegou aos Estados Unidos em 1990 após indicação de Maria Lenk que o recomendou para a Bolles School, equipe comandada na época por Gregg Troy. Lá ele se destacou em competições High School e no início de 1992 ingressou na Universidade de Michigan para treinar e estudar economia. Na época ele já era um jovem promissor no cenário internacional, pois havia conquistado cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Havana em 1991.

Gustavo disputou o NCAA entre 1992 e 1995. Neste período ele foi imbatível na prova dos 100 livre vencendo em todos os anos. Também triunfou três vezes os 200 livre e uma vez os 50 livre. Apelidado de Mr. Relay (senhor revezamento) pelas suas ótimas parciais nestas disputas, ainda foi campeão duas vezes com o 4×200. Seu melhor ano foi em 1995, quando venceu três provas individuais, foi capa da revista Swimming World, eleito melhor nadador e liderou a Universidade de Michigan ao título geral na competição masculina.

Toucas de Phelps e Gustavo no memorial da Universidade de Michigan - Foto: Reprodução

Toucas de Phelps e Gustavo no memorial da Universidade de Michigan – Foto: Reprodução

Até hoje Gustavo é muito respeitado e admirado na Universidade de Michigan. Em 2013 ele foi homenageado e entrou para o Hall da Fama da Universidade. Hoje quem for a Michigan poderá ver sua touca exibida ao lado de outras lendas que também defenderam a Universidade, como podemos ver na imagem acima.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel