Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Travessia do Canal da Mancha em ida e volta: o sonho de Tiago Sato

swimchannel

02/04/2014 08h00

Atravessar o Canal da Mancha é um dos feitos que todo atleta de águas abertas sonha em realizar. Poucos conseguem. Agora o que dizer de quem faz a travessia de ida e volta do Canal da Mancha? Apenas 19 nadadores ao longo da história conseguiram concluir essa travessia dupla. Um deles foi o brasileiro Igor de Souza, em 1997. Mas existe outro candidato brasileiro disposto a repetir o feito de Igor em um futuro próximo. Seu nome: Tiago Sato.

O nadador Tiago Sato - Foto: Henry Macário

O nadador Tiago Sato  pouco antes de cair na água do Canal – Foto: Henry Macário

Experiente nadador de águas abertas, Sato já fez a travessia do Canal da Mancha em 2010. Hoje aos 32 anos de idade disse a SWIM CHANNEL que planejava fazer o trajeto de ida e volta antes mesmo de fazer a primeira travessia. E agora ele tem a ajuda de um expert em seus treinamentos: o próprio Igor de Souza. "Achei essencial contratá-lo para me acompanhar. O projeto é caro e não queria me decepcionar, muito menos decepcionar as pessoas que compraram minha ideia e colocaram sua fé na realização da aventura. E o Igor foi a pessoa que encontrei mais bem preparada para me acompanhar, afirma Sato que esta treinando duro para conseguir realizar este sonho. Como a procura para atravessar a nado o Canal da Mancha é alta, ele prevê que conseguirá realizar o feito somente em 2016, justamente no ano olímpico.

O nadador, porém já sabe dos obstáculos que terá pela frente devido a travessia que realizou há quatro anos. "A ida já dura. O é tempo ruim durante boa parte da prova e o frio não passa de jeito nenhum. Superar isso fazendo a ida e a volta ia ser sensacional. E ainda por cima, tive vários contratempos da vez anterior. Devido as péssimas condições climáticas tive que remarcar a data, ficar algumas semanas a mais na Europa e por muito pouco não pude nadar. Por isso entrei muito tranquilo para concluir a travessia do Canal da Mancha", lembra o atleta que fez sua travessia tendo o auxílio e apoio da equipe de Marcelo Collet, outro brasileiro que atravessou o Canal um dia antes de Sato.

Sato durante sua travessia no Canal da Mancha em 2010 - Foto: Henry Macário

Sato durante sua travessia no Canal da Mancha em 2010 – Foto: Henry Macário

Para ganhar mais experiência em longas provas de águas abertas, Sato nadou entre 2012 e 2013 algumas etapas do Grand Prix da Fina, circuito de grandes distâncias organizado pela Federação Internacional de Natação. Na temporada passada foi o melhor brasileiro do circuito. "Meu objetivo ao disputar o Grand Prix era ganhar mais confiança e experiência nadando ao lado dos melhores nadadores desse tipo de prova. É uma estratégia para conseguir fazer a travessia ida e volta no Canal da Mancha".

Além de fazer a travessia ida e volta no Canal da Mancha, Sato também divide suas atenções com o projeto social Jacanoá (http://www.jacanoa.com.br/wp/), que visa atender a comunidade que vive próximo ao lago Paranoá, em Brasília, através de aulas de natação, buscando melhorar a qualidade de vida, desenvolver a consciência ecológica, prevenir acidentes por afogamento e promover a integração e inclusão social.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel