Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Graciele Herrmann: em busca de seus limites

swimchannel

22/04/2014 13h13

O Troféu Maria Lenk 2014 começou ontem em São Paulo e deixou no ar a expectativa de que promete muitos bons resultados ao longo desta semana. Um dos destaques deste primeiro dia de finais foi a performance de Graciele Herrmann abrindo o revezamento 4x50m livre para o Grêmio Náutico União. A velocista finalmente conseguiu atingir um de seus objetivos que vinha perseguindo desde 2011: romper a barreira dos 25 segundos nos 50m livre.

A nadadora gaúcha tem uma mania muito semelhante a Cesar Cielo. Ontem, após a prova ela revelou a imprensa que costuma gravar seus próximos objetivos e tentar repeti-los na piscina. Ao contrário de Cielo que costuma anotar no papel, Graciele prefere mentalizar suas metas na cabeça. "Esses 24s é o primeiro de muitos! Quero melhorar sempre mais e mais. Eu tenho uma marca na cabeça que ainda não alcancei, mas estou perto", disse uma agitada e feliz Graciele que não revela qual o tempo que deseja atingir. "Isso é segredo", conta.

Graciele Herrmann um dos destaques do 1º dia do Maria Lenk - Foto: Satiro Sodré

Graciele Herrmann um dos destaques do primeiro dia do Maria Lenk – Foto: Satiro Sodré

Ontem ela surpreendeu ao concluir os 50 metros em 24s76, deixando o GNU momentaneamente na liderança da disputa. Graciele também superou duas estrelas internacionais: a húngara Katinka Hosszú, que bateu o recorde nacional de Hungria com 24s89 e a holandesa Inge Dekker, que fez 24s98. Com esse resultado, Graciele cravou um novo recorde nacional e igualou o recorde sul-americano, marca que agora divide com Arlene Semeco. Porém, a venezuelana conseguiu esse tempo no Mundial de Roma em 2009, ainda na era dos trajes tecnológicos.

Faz tempo que Graciele estava batendo na trave dos 24 segundos. Desde 2011 ela vinha se aproximando da marca. No Torneio Open, disputado em Porto Alegre no fim do ano passado, ela conquistou seu melhor tempo até então: 25s02. Atingir os 24 segundos era uma questão de tempo. O resultado do Maria Lenk a coloca na 11ª colocação do ranking mundial em 2014, ainda distante das primeiras colocadas, mas se tivesse feito essa marca no Mundial de Barcelona ano passado teria disputado a final. O resultado, porém, anima a nadadora que agora quer baixar ainda mais seu tempo.

Sua felicidade era nítida e amanhã ela nadará a prova dos 50m livre muito mais motivada. Mais uma oportunidade para chegar próximo a marca que ela tanto deseja.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel