Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Michael Phelps: o mito esta de volta

swimchannel

24/04/2014 22h22

Após uma breve aposentadoria Michael Phelps está de volta. Foram 20 meses parado e sem competir. Sua última aparição havia sido na final olímpica do revezamento 4x100m medley em Londres-2012, quando conquistou sua 22ª medalha olímpica. Neste período ele aproveitou para relaxar, jogar golfe, viajar, curtir a vida. Mas não deixou de treinar e manter a forma física, como nós pudemos conferir hoje durante a disputa do Grand Prix de Mesa, que marcou sua volta as piscinas.

Inicialmente Phelps estava disposto a nadar três provas: os 50m e 100m livre e os 100m borboleta. Porém, na última coletiva antes do evento ele avisou que iria apenas se dedicar a prova dos 100m borboleta. E ele não deve ter se arrependido desta decisão. Pela manhã, nadou tranquilo e sem forçar tanto cravando o melhor tempo das eliminatórias: 52s84.

Michael Phelps voltou e mostrou que vem com tudo - Foto: Michael Sohn/AP

Michael Phelps voltou e mostrou que vem com tudo – Foto: Michael Sohn/AP

Na final Phelps melhorou seu tempo em relação a manhã, cravando 52s13 em seu retorno as piscinas, marca que o coloca na quinta colocação do ranking mundial de 2014, empatado com o alemão Steffen Deibler. Nada mal para quem estava há quase dois anos sem competir. Porém, a festa só não foi maior porque havia um certo Ryan Lochte no meio do caminho. Lochte, que desde o ano passado vem treinando cada vez mais para os 100m borboleta, roubou a cena e venceu a prova com 51s93, fazendo o segundo melhor tempo da temporada.

E foi uma prova muito equilibrada com os dois nadando lado a lado e duelando braçada a braçada. Lochte passou na frente nos primeiros 50 metros, mas Phelps apertou no fim e o obrigou a acelerar. As parciais de Lochte foram (24s64 e 27s29) e as de Phelps (24s76 e 27s37). Foram apenas 20 centésimos de diferença entre os dois e na entrevista a beira da piscina após a prova ambos riram e se divertiram em clima de camaradagem. Phelps disse estar feliz e aproveitando o momento. Como dissemos aqui no blog em outro texto anterior, essa rivalidade entre os dois tem tudo para ser cada vez mais interessante.

A volta de Phelps repercutiu em todo o mundo. Pelas redes sociais diversos nadadores, técnicos, jornalistas, sites e fãs comentaram seu retorno e sua vitória. Natural diante de tudo que ele representa para a modalidade. Bem-vindo de volta Michael Phelps.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel