Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Troféu Kim Mollo: uma tradicional competição da natação paulista

swimchannel

30/04/2014 13h25

Ocorre esta semana, entre os dias 1º e 3 de maio, uma das competições mais tradicionais da natação paulista. Trata-se do Troféu Kim Mollo, evento que chega a sua 21ª edição e é realizado anualmente na cidade de Mococa. Este campeonato é disputado na piscina curta da Associação Esportiva Mocoquense, mesmo local onde acontece o Troféu Chico Piscina. Porém, esta piscina menor do clube conta com uma curiosidade: ela tem apenas sete e não oito raias.

O Kim Mollo é disputado normalmente no início do mês de maio, antecedendo a temporada de inverno dos campeonatos estaduais. Participam da competição nadadores das categorias petiz I e II, infantil I e II e juvenil I e II das oito regiões da Federação Aquática Paulista. Como o estado de São Paulo tem muitos clubes filiados, a FAP é dividida em oito delegacias regionais. A 1ª tem sede em São Paulo e é composta por clubes da capital. A 2ª engloba clubes da região de Campinas, a 3ª equipes da região de Marília, a 4ª de São José do Rio Preto, a 5ª de Jaboticabal, a 6ª de São José dos Campos e Vale do Paraíba, a 7ª de Santos e litoral e a 8ª do ABC paulista.

Vista aérea do Parque Aquático da Mocoquense - Foto: Reprodução

Vista aérea do Parque Aquático da Mocoquense, local de disputas do Kim Mollo – Foto: Reprodução

Os atletas caem na água apenas uma vez e o melhor tempo (independentemente da bateria em que tenha nadado) é declarado o vencedor da prova. Na quinta-feira, dia 1º, será realizado o congresso técnico. Nos dias 2 e 3 acontecem as disputas dentro d'água. No Kim Mollo são disputadas as seguintes provas: 50m, 100m e 400m livre, 100m costas, 100m peito, 100m borboleta, 200m medley e os revezamentos 4x50m livre de cada categoria.

O campeonato tem esse nome em homenagem a Francisco de Assis Mollo. Conhecido como Kim Mollo, ele foi um famoso entusiasta e treinador de natação do interior paulista, tendo revelado muitos atletas, inclusive, alguns deles chegaram a defender a seleção brasileira. Desde 2000 o título está em posse da 1ª região, equipe que conta com os clubes da capital e já soma 14 títulos consecutivos. A 2ª região venceu o torneio em quatro oportunidades (1994, 1996, 1997 e 1998) e a 3ª região tem dois títulos (1995 e 1999).

Para acompanhar e conhecer mais sobre o evento, acesse o site oficial do evento clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel