Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O próximo a entrar na briga

swimchannel

11/05/2014 23h29

Os velocistas começaram 2014 com tudo. Na Austrália, James Magnussen nadou seis vezes na casa dos 47 segundos, mas acabou sendo superado na hora H pelo compatriota Cameron McEvoy, o novo campeão nacional nos 100m livre. Ambos também estão no top 10 dos 50m livre, que tem o veterano Eamon Sullivan com terceiro melhor tempo do ano. O Brasil tem a dupla mais veloz de 2014. Cesar Cielo e Bruno Fratus fizeram uma dobradinha histórica nos 50m livre no Troféu Maria Lenk. Cielo ainda é o terceiro mais rápido nos 100m livre e o jovem Matheus Santana mais uma vez abaixou seu recorde mundial júnior nesta distância.

Na Europa, o francês Florent Manaudou é o quinto homem mais veloz da temporada nos 50m livre e o alemão Paul Biedermann é o quinto nos 100m livre. E ainda tem Nathan Adrian que segue sendo o melhor velocista americano da atualidade estando entre os cinco melhores do ano nos 50m e 100m livre. Sentiu a falta de um nome nessa lista?

O russo Vladimir Morosov

O russo Vladimir Morozov em ação – Foto: Divulgação

Se você pensou em Vladimir Morozov acertou. É exatamente ele quem está faltando nessa relação. O russo que ano passado ganhou seis medalhas na Universíade de Kazan e levou a prata nos 50m livre no Mundial de Barcelona, deve figurar no top 10 da velocidade a partir desta semana, quando começa o Campeonato Russo, seletiva para o Campeonato Europeu de agosto e que ocorre em Moscou durante os dias 13 e 17 de maio (veja o balizamento aqui: http://bit.ly/1iHzCoJ).

O russo esta inscrito para nadar quatro provas individuais (50m e 100m livre, 100m costas e 50m peito), além dos revezamentos. Ele deve melhorar principalmente seus tempos nos 50m e 100m livre. Até agora as melhores marcas de Morozov em 2014 são 22s41 nos 50m livre (28ª posição no ranking mundial) e 49s42 nos 100m livre (39ª colocação). Ambos os resultados foram feitos em uma competição nos Estados Unidos no mês de março, quando ele não estava no polimento ideal para conseguir tempos mais expressivos. Podemos falar que agora ele de fato vai estrear em 2014.

Morozo deve entrar no top dos 50m e 100m livre após o Campeonato Russo - Foto: Murad Sezer/ Reuters

Morozov deve entrar no top dos 50m e 100m livre após o Campeonato Russo – Foto: Murad Sezer/ Reuters

Pelo seu histórico dos últimos anos é muito provável que o velocista colha bons resultados na piscina de Moscou e se firme como um dos principais favoritos ao título das provas de velocidade do Campeonato Europeu de Berlim. Competitivo também na piscina curta, vale lembrar que o russo é o atual campeão mundial nos 50m e 100m livre e deve defender seus títulos em dezembro no Mundial de Piscina Curta em Doha, sendo um dos principais adversários de Cesar Cielo. Após esse Campeonato Russo, Morozov pode embaralhar ainda mais esse competitivo ranking da velocidade mundial.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel