Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Meeting de Coimbra será no próximo fim de semana

swimchannel

27/05/2014 18h21

No próximo fim de semana, dias 31 de maio e 1º de junho, será disputado no Complexo Olímpico de Piscinas, a 26ª edição do Torneio Internacional da "Queima das Fitas", que também é conhecido como Meeting da Cidade de Coimbra. O evento português é disputado desde 1989 na piscina longa e é organizado pelo departamento de natação da Associação Académica de Coimbra e pela Câmara Municipal da cidade portuguesa.

O Meeting de Coimbra, assim como outros eventos europeus desta época do ano, premia em dinheiro os melhores clubes e atletas. A agremiação campeã deste evento vai embolsar 1000 euros pelo título. Já os melhores nadadores do torneio, de acordo com a tabela de índices técnicos da Fina, receberam 100 euros e cada atleta português que conseguir bater algum recorde nacional levará 50 euros para casa.

Uma curiosidade sobre essa competição é contada pelo correspondente da SWIM CHANNEL em Portugal, Nuno Vicente, autor do Blog Beba Água. "Esse meeting é muito especial porque foi através do blog que se fez a primeira transmissão online e ao vivo de uma prova de natação pela internet em Portugal. Foi em 2008, na 1ª edição do meeting através da minha webcam. No ano seguinte voltei a transmitir o evento, mas já com muitos mais meios de produção para transmissão", conta.

Vista da piscina do Meeting de Coimbra - Foto: Organização do Evento/Divulgação

Vista da piscina do Meeting de Coimbra – Foto: Organização do Evento/Divulgação

Uma das edições mais forte da história dessa competição foi em 2009, ápice da era dos trajes tecnológicos. Dezenas de recordes foram estabelecidos naquela edição que também contou com a presença de estrelas internacionais, como a australiana Marieke Guehrer (rainha da Copa do Mundo em 2008) e a brasileira Fabiola Molina que ainda detém duas marcas do Meeting de Coimbra, nos 50m costas (28s44) e nos 100m costas (1min02s33) e foi campeã nestas duas provas. Seu marido, Diogo Yabe também disputou o torneio em 2009 levando o ouro nos 400m medley e a prata nos 200m medley.  Outras estrelas internacionais que já disputaram a competição foram os americanos Randall Bal (em 2008, 2009 e 2010) e Kimberly Vanderberg (em 2009 e 2010) e o grego Ioannis Drymonakos (em 2010).

No ano passado a nadadora Victoria Kaminskaya foi o grande destaque da competição ao superar três recordes de campeonato nos 200m borboleta e nos 200m e 400m medley. O Clube Nautico Académico de Coimbra foi o campeão do ano passado e comemorou sua quinta conquista nesta competição. O Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Braga são os maiores vencedores do Torneio Internacional da "Queima das Fitas" com sete títulos cada.

Confira o balizamento e mais detalhes do evento, clicando aqui. E quem quiser pode conferir também duas entrevistas do blog Beba Água com Randall Bal e Kimberly Vanderberg.

Por Guilherme Freitas

Colaborou Nuno Vicente, correspondente da SWIM CHANNEL em Portugal e editor do blog Beba Água.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel