Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Fim de semana terá meeting internacional em Portugal

swimchannel

05/06/2014 00h55

As competições internacionais na Europa seguem a todo vapor. No próximo final de semana, 7 e 8 de junho, teremos dois grandes eventos no velho continente. No principado de Mônaco, muitas estrelas mundiais disputarão a primeira etapa do Circuito Mare Nostrum 2014. Além da presença de nomes como Katinka Hozzsu, Nathan Adrian, Chad le Clos e Mireia Belmonte, o torneio marca o retorno da veterana Therese Alshammar as piscinas após dar a luz a seu primeiro filho. A seleção brasileira militar também vai nadar em Monte Carlo, com destaque para Nicholas Santos, Daynara de Paula e Leonardo de Deus.

Enquanto isso, nos mesmos dias a cidade do Porto, em Portugal, será palco da 31ª edição do Meeting Internacional do Porto, uma competição muito tradicional no país europeu e que retorna ao calendário após um ano de ausência. Em 2013 a organização foi obrigada a cancelar o evento devido a problemas financeiros e de logística. Agora, com tudo resolvido a o meeting está de volta a piscina Municipal de Campanhã.

Matheus Santana na piscina do Botafogo, após o fantástico 48s35 nos 100m livre (foto: Satiro Sodré)

Matheus Santana chega ao Meeting do Porto com status de grande estrela –  Foto: Satiro Sodré

O Brasil também estará representado nas piscinas portuguesas. A equipe brasileira que disputará os Jogos Olímpicos da Juventude em Nanjing estará na competição com seis atletas: Matheus Santana, Luiz Altamir Melo, Andreas Mickosz, Bruna Primati, Giovanna Diamante e Viviane Jungblut. Além da jovem geração, disputam a o meeting as nadadoras Ana Carla Carvalho, Etiene Medeiros e Jessica Cavalheiro.

O jovem velocista Matheus Santana, que este ano bateu o recorde mundial júnior dos 100m livre três vezes, esta balizado com o melhor tempo nos 50m e 100m livre e o segundo melhor nos 50m borboleta e 200m livre. Ele também foi bastante citado pela mídia portuguesa e chega ao Porto com status de estrela. Etiene Medeiros também chega a competição com os melhores tempos nos 50m livre e nos 50m e 100m costas.

Vista da piscina Municipal de Campanhã, onde acontece a competição - Foto: Natação Belenenses

Vista da piscina Municipal de Campanhã, onde acontece a competição – Foto: Natação Belenenses

Para os brasileiros a competição pode ser mais um evento para treinamento, mas para os portugueses será um evento decisivo. O Meeting do Porto vai definir diversas seleções do país para temporada. Estão em jogo vagas para os selecionados do Campeonato Europeu de Berlim, Jogos Olímpicos da Juventude e Campeonato Europeu Júnior de Dordrecht.

De acordo com o blog Beba Água, do correspondente da SWIM CHANNEL em Portugal Nuno Vicente, o presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) Aníbal Cabral Pires espera bons resultados na competição e a marca de índices sendo feita pelos nadadores locais. Além de brasileiros e portugueses, a competição terá 452 atletas de outros países como França, Suíça, República Tcheca, Índia, Irã e Angola. Confira aqui balizamento o Meeting Internacional do Porto.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel