Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

100m costas e o objetivo de Etiene Medeiros

swimchannel

16/06/2014 17h13

O maior destaque do Brasil no Circuito Mare Nostrum foi a pernambucana Etiene Medeiros. Após competir nas etapas de Canet e Barcelona, a nadadora voltou ao Brasil com duas medalhas nos 50m costas na bagagem. Foi ouro em Canet e ganhou um bronze em Barcelona. Os resultados animaram a atleta que está em uma fase pesada de treinamento e obteve bons tempos também nos 100m costas. Ela se prepara para o Campeonato Pan-Pacífico de Irvine e tem um claro objetivo em mente: melhorar cada vez mais nos 100m costas.

Este ano o Pan-Pacífico não terá a disputa das provas não olímpicas dos 50m estilos. Etiene é uma das melhores nadadoras do mundo nos 50m costas. Ano passado foi quarta colocada no Mundial de Barcelona e atualmente ocupa a quinta posição no ranking mundial nesta distância. Porém, ela mesmo afirmou que seu objetivo é melhorar seus tempos para chegar a final olímpica dos 100m costas nos Jogos do Rio-2016.

Etiene Medeiros disputará sua primeira final de Mundial - Foto de Satiro Sodré

Etiene Medeiros vem melhorando seus resultados nos 100m costas – Foto de Satiro Sodré

A nadadora pernambucana de 23 anos vem evoluindo nesta maior distância. Em 2010, primeiro ano após o banimento dos trajes tecnológicos, seu melhor tempo foi 1min04s28. Ano passado conseguiu cravar em 1min01s00. Este ano chegou a casa do minuto e no Troféu Maria Lenk fez o melhor tempo da carreira: 1min00s77. Em nível internacional o tempo ainda é alto: lhe dá a 24ª colocação no ranking mundial. Porém, vale citar a mentalidade com a qual a atleta esta encarando este novo desafio.

"Meu objeto mesmo são os 100m costas. Estou trabalhando para que os resultados saiam principalmente nesta prova. Desde que cheguei ao Sesi, venho trabalhando muito nesta distância. A gente vai ficando mais experiente e vai sabendo o que quer, os objetivos que precisa atingir. Quando ganhei a prata nos 50m costas no Mundial Júnior eu era muito nova e não sabia a importância de muita coisa, mas agora estou muito madura", disse a nadadora, que treina com técnico Fernando Vanzella, ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) após competir no Mare Nostrum.

Em Canet, Etiene venceu os 50m costas - Foto: Satiro Sodré

Em Canet, Etiene venceu os 50m costas – Foto: Satiro Sodré

Essa maturidade e confiança poderão ser grandes aliadas nessa caminhada de Etiene até os Jogos do Rio de Janeiro em 2016. Para chegar a uma final olímpica, e tendo como base os três últimos grandes eventos internacionais dos últimos três anos (Mundial de Xangai-2011, Olimpíada de Londres-2012 e Mundial de Barcelona-2013), Etiene terá que nadar os 100m costas na casa dos 59 segundos. Até lá ainda restam dois anos. Tempo suficiente para a nadadora continuar evoluindo.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel