Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

2014 está só começando

swimchannel

27/06/2014 12h53

Na próxima semana, entraremos no segundo semestre do ano. Esta segunda metade nos reserva o melhor da temporada, com competições de alto nível espalhadas ao redor do mundo. Mesmo sem Campeonato Mundial de piscina longa ou Jogos Olímpicos, a natação tem em 2014 um de seus anos mais intensos e recheados de boas expectativas para os amantes do esporte.

A seleção brasileira terá três compromissos pela frente. O primeiro será durante os dias 21 a 25 de agosto, o Campeonato Pan-Pacífico em Goald Coast, na Austrália. A competição vai reunir grandes potências como Estados Unidos, Austrália e Japão e será um ótimo teste para os nadadores brasileiros nesta preparação para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. O segundo será o Campeonato Sul-Americano, em Mar del Plata entre os dias 1 e 12 de outubro. Por fim, no fim do ano, entre 3 e 7 de dezembro, teremos o Campeonato Mundial de piscina curta em Doha, no Qatar.

Cesar Cielo vai se concentrar para o Mundial de curta - Foto: Satiro Sodré

Cesar Cielo vai se concentrar para o Mundial de curta – Foto: Satiro Sodré

Haverá outros grandes eventos internacionais nesta segunda parte de 2014. A jovem geração das piscinas disputará a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, na cidade chinesa de Nanjing entre 16 e 28 de agosto. O Brasil levará oito atletas e almeja retornar para casa com medalhas. Na Ásia teremos a 17ª edição dos Jogos da Ásia que tem como destaque a disputa entre Japão e China pela hegemonia do continente. Na Europa os holofotes se voltam para Berlim, que sedia o Campeonato Europeu, e para Glasgow, palco do Commonwealth Games. E nos Estados Unidos a maior atração será o Campeonato Nacional que vai definir as seleções do país para diversos eventos internacionais. Isso sem falar nas etapas da Copa do Mundo de piscina curta.

Em território nacional, o maior campeonato será o tradicional Troféu José Finkel. A competição vai acontecer em piscina de 25 metros na cidade de Guaratinguetá, entre 1º e 6 de setembro. Esta será também a única seletiva do Brasil para o Mundial de curta e será bastante disputada pelos atletas, com a previsão de bons resultados e marcas expressivas visando uma vaga na seleção. Já no final de dezembro, durante os dias 16 a 20, o Torneio Open fecha a temporada 2104 da natação brasileira na cidade do Rio de Janeiro.

Kosuke Hagino e Sun Yang representam o duelo entre Japão e China nos Jogos Ásia - Foto: Clive Rose/Getty Images

Kosuke Hagino e Sun Yang: o duelo entre Japão e China nos Jogos Ásia – Foto: Clive Rose/Getty Images

Competições tradicionais como o Troféu Chico Piscina, o Brasileiro Interfederativo, além dos estaduais e regionais de diversas categorias também irão movimentar o calendário. Preparem-se, pois 2014 ainda esta só começando!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel