Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Provas de velocidade serão o destaque do Aberto da França

swimchannel

03/07/2014 00h10

Sexta e sábado serão dois dias recheados de fortes emoções. Nos gramados, ocorrem as quartas de final da Copa do Mundo, com a seleção brasileira buscando uma vaga na semifinal. Do outro lado do Oceano Atlântico, outra seleção brasileira estará em ação também lutando por vitórias, mas nas piscinas. Nos dias 4 e 5 de julho acontece na pequena cidade francesa de Vichy, a 8ª edição do Aberto da França, competição que já se tornou tradicional no calendário internacional e reúne diversos atletas da elite da natação mundial.

As provas masculinas de velocidade, 50m e 100m livre, são as mais aguardadas. Cesar Cielo, Florent Manaudou e James Magnussen prometem levantar as arquibancadas na piscina de Vichy. Cielo é o líder do ranking mundial nos 50m livre (21s39) e o 4ª colocado nos 100m livre (48s13). Magnussen lidera a tabela dos 100m livre (47s59) e ocupa o 7º posto nos 50m livre (21s77). Manaudou é 6º nos 50m livre (21s70) e 13º nos 100m livre (48s69). Um excelente confronto de alto nível de três dos melhores velocistas da atualidade.

Cesar Cielo e Florent Manaudou: dois nomes do desfile de estrelas que será a final dos 50m livre (foto: Satiro Sodré)

Cielo e Manaudou se encontrarão em Vichy – Foto: Satiro Sodré

Porém, esta não será a principal competição do trio que tem em mente outros objetivos. Cielo disputará sua última competição na piscina longa em 2014 (após este torneio focará sua preparação para o Mundial de piscina curta), Manaudou se prepara para o Campeonato Europeu de Berlim e James Magnussen para o Pan-Pacífico e o Commonwealth Games. Cada velocista terá motivações diferentes em Vichy, mas o confronto entre eles será um ótimo aperitivo para os futuros eventos deste ciclo olímpico e é importante para qualquer atleta encarar seus principais rivais durante a preparação para as Olimpíadas, tanto na questão competitiva como na questão psicológica.

Além de Cielo o Brasil enviou a Vichy outros 16 atletas: Nicolas Oliveira, Tales Cerdeira, Nicholas Santos, Luiz Pereira, Vitor Guaraldo, Marcelo Chierighini, Raphael Rodrigues, João Gomes Júnior, Alessandra Marchioro, Graciele Hermann, Manuella Lyrio, Carolina Bergamaschi, Lorrane Ferreira, André Brasil, Carlos Farrenberg e Thiago Pereira, este último que inicialmente não disputaria o evento. Porém, como ficou doente e não pode nadar o Mare Nostrum, Thiago decidiu competir em Vichy após passar quase duas semanas treinando na altitude de Tenerife, na Espanha, com outros nadadores da seleção.

James Magnussen (foto: divulgação)

James Magnussen é outro destaque do evento – Foto: Divulgação

Outras estrelas também disputarão o Aberto da França, como as holandesas Ranomi Kromowidjdjo e Inge Dekker, os húngaros Katinka Hosszu e Lazlo Cseh, o canadense Ryan Cochrane e a seleção francesa. O evento será disputado no moderno complexo Stade Aquatique D'Agglomeration Vichy Val D'Allier e os resultados em tempo real podem ser conferidos no site oficial do evento, clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel