Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Estrelas já se preparam para o Mundial de curta

swimchannel

06/07/2014 21h18

O segundo semestre da natação começou com tudo. Em Vichy tivemos o Aberto da França que reuniu grandes estrelas internacionais que se preparam para várias competições importantes desta temporada. Simultaneamente aconteceu em Boras o Campeonato Sueco, que teve como ápice o novo recorde mundial de Sarah Sjöström nos 50m borboleta: um expressivo 24s43. Ainda estamos em julho, mas o calendário de eventos internacionais de 2014 promete muitos bons resultados. Um desses eventos a ser disputado será o Campeonato Mundial de piscina curta, que acontecerá em dezembro no moderno Hamad Aquatic Centre em Doha, no Catar.

Ainda faltam cinco meses para o Mundial, porém alguns nadadores já começam a se preparar para disputar a 12ª edição do evento. Um dos primeiros atletas a anunciar a competição no Oriente Médio como prioridade foi o brasileiro Cesar Cielo. O velocista, que nadou pela última vez em piscina longa semana passada na França, começa sua preparação para o Mundial de curta onde almeja repetir o desempenho de 2010, quando foi campeão mundial nos 50m e 100m livre. Antes de Doha, Cielo estará em ação no Troféu José Finkel que será a seletiva brasileira para o torneio.

A piscina do Hamad Aquatic Centre em Doha - Foto: Glen McKay

A piscina do Hamad Aquatic Centre em Doha – Foto: Glen McKay

Quem também elegeu Doha-2014 como prioridade foi a campeã olímpica e mundial dos 50m livre. A holandesa Ranomi Kromowidjojo abriu mão de nadar o Campeonato Europeu de Berlim para se dedicar exclusivamente ao Mundial de curta. Ela, que esta sem treinador mais uma vez, rompeu a parceria com o técnico Christiaan Sloof e ainda não conseguiu achar o profissional ideal para seus treinamentos. Como ainda resta um bom tempo até o Mundial de curta, Ranomi espera encontrar este técnico ideal e focar seus treinamentos para a piscina curta, onde é a recordista mundial dos 50m livre.

Figurinhas carimbadas em Mundiais de curta como Roland Schoeman, Katinka Hosszu, Chad Le Clos e Mireia Belmente deverão ser nomes certos na competição do fim do ano e após disputarem competições na piscina longa começarão a realizar treinamentos específicos para o evento. E após o US Nationals saberemos se o americano Ryan Lochte, dono de 30 medalhas neste campeonato e eleito o melhor nadador das duas últimas edição passada, nadará em Doha. De qualquer forma, o Mundial de piscina curta terá grandes nomes em ação e promete fortes emoções.

Ranomi Kromowidjojo disputará o Mundial de curta - Foto: Robert Vos

Ranomi Kromowidjojo disputará o Mundial de curta – Foto: Robert Vos

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel