Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

92 anos de um recorde histórico

swimchannel

11/07/2014 15h17

O último dia 9 de julho foi comemorado o aniversário de uma data histórica da natação. Há exatos 92 anos um homem nadava os 100m livre abaixo do barreira do minuto. Uma marca que na época era considerada um grande desafio. E o feito coube ser realizado pelo melhor atleta daquela geração e até hoje considerado como um dos nadadores mais completos de todos os tempos: o americano Johnny Weissmuller.

Naquele dia 9 de julho, Weissmuller competiu na piscina do parque Neptune Beach's, na cidade de Alameda, na Califórnia. O nadador já era considerado um dos grandes atletas dos Estados Unidos e já colecionava títulos nacionais, mas nadar os 100m livre abaixo de 1 minuto ainda era algo que poucos homens poderiam conseguir. O detentor do recorde mundial da distância era outra lenda, o havaiano Duke Kahanamoku que havia nadado a prova em 1min00s4, os Jogos Olímpicos da Antuérpia em 1920.

Johnny Weissmuller e Duke Kahanamoku - Foto: CORBIS

Johnny Weissmuller e Duke Kahanamoku – Foto: CORBIS

Mas naquele dia o grande nome da natação da época conseguiu atingir esse feito histórico. Com 58s6, ele não só bateu a marca de Kahanamoku, como abaixou o tempo em quase 2 segundos. Uma diferença absurda para a época. Weissmuller ainda viria a baixar ainda mais sua marca na prova nobre da natação ao nadar para 57s4 em fevereiro de 1924, marca que permaneceu intacta durante dez anos. Meses depois ele se sagraria campeão olímpico em Paris e repetiria a dose nos Jogos de Amsterdã em 1928.

Weissmuller não se consagrou apenas com um dos melhores nadadores de 100m livre. Ele também superou outra barreira importante da história da modalidade, sendo o primeiro homem a nadar os 400m livre abaixo dos 5 minutos ao nadar para 4min57s0 em 1923 (você pode ler mais sobre quebras de barreiras históricas clicando aqui). Após deixar as piscinas o versátil nadador investiu na carreira artística e se consagrou com um dos maiores astros de Hollywood, tendo sido eternizado como o Tarzã das telas do cinema.

Johnny Weissmuller (foto: divulgação)

Johnny Weissmuller – Foto: Divulgação

Depois de Weissmuller, muitos outros nadadores superaram barreiras nos 100m livre, como nos 50 segundos, 49s, 48s, 47s, etc. Porém, o grande pioneiro foi o Tarzã das piscinas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel