Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Open de Portugal encerra temporada 2013/2014

swimchannel

24/07/2014 00h05

Teve início ontem com as séries mais lentas dos 1500m livre o Open de Portugal, campeonato nacional que reúne nadadores da categoria juvenil até o absoluto. A competição, que encerra a temporada 2013/2014 da natação portuguesa, está sendo disputada em Jamor e terá um número expressivo de participantes: 832 atletas, número que supera com folga diversos eventos no Brasil. Apenas para efeito de comparação, a última edição do Troféu Maria Lenk em abril reuniu apenas 351.

Entre esses participantes estão nadadores de vários países com objetivos distintos. A Suécia levou seus principais atletas para o evento, pois passou dez dias na cidade de Rio Maior realizando treinamentos visando o Campeonato Europeu de Berlim que começa em agosto. Irlanda, Itália, Reino Unido, Espanha, Brasil e França também terão representantes na piscina de Jamor.

A jovem nadadora portuguesa Victoria-Kaminskaya - Foto: Clube Pimpões

A jovem nadadora portuguesa Victoria Kaminskaya – Foto: Clube Pimpões

Para os anfitriões, o Open também terá a sua importância. O evento será preparatório para o Campeonato Europeu e conta com a participação de três dos seis convocados para o campeonato continental: Victoria Kaminskaya que nadará os 100m e 200m peito e 200m e 400m medley; Pedro Oliveira que disputará os 50m, 100m e 200m costas e os 200m borboleta e Nuno Quintanilha que encara sete provas, 50m, 100m e 200m borboleta, 100m e 200m peito e 200m e 400m medley.

Entre as estrelas estrangeiras o grande destaque é Sarah Sjöström. A sueca chega a Portugal depois uma espetacular performance no Campeonato Sueco no início deste mês, quando bateu o recorde mundial dos 50m borboleta (24s43) e ainda cravou as melhores marcas da temporada nos 50m livre (23s98), 200m livre (1min55s04) e 100m borboleta (56s50). No Open de Portugal Sarah disputará cinco provas: 50m e 100m borboleta e 50m, 100m e 200m livre.

A sueca Sarah Sjöström é o maior nome do Open de Portugal - Foto: Gian Mattia D'Alberto

A sueca Sarah Sjöström é o maior nome do Open de Portugal – Foto: Gian Mattia D'Alberto

Outro destaque internacional do Open de Portugal é o brasileiro Felipe Lima, que foi medalha de bronze nos 100m peito no último Campeonato Mundial de Barcelona-2013. Como não vai disputar o Campeonato Pan-Pacífico, Felipe resolveu viajar para a Europa para disputar alguns eventos por lá. Na semana passada nadou o Campeonato Espanhol e venceu os 50m e 100m peito. Em Portugal o brasileiro pretende melhorar suas marcas nestas duas distâncias antes começar sua preparação para o Troféu José Finkel que será seletiva para o Mundial de piscina curta de Doha.

A competição pode ser acompanhada em tempo real através do site oficial do evento. Análises e comentários podem ser encontrados no Blog Beba Água, de Nuno Vicente, correspondente da SWIM CHANNEL em Portugal.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel