Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A caminho do título

swimchannel

25/07/2014 23h59

Ana Marcela Cunha venceu a quarta etapa da Copa do Mundo de Águas Abertas da Fina, disputada na última quinta-feira em Lac. St-Jean, na cidade canadense de Roberval. Com sua segunda vitória na temporada, ela passou a liderar o circuito e se firmar como a grande favorita para conquistar mais uma vez o título da Copa do Mundo. Como em 2014 não teremos um Campeonato Mundial, Ana Marcela elegeu este circuito como sua grande prioridade para a temporada.

E ela vem cumprindo a risca essa meta. Até agora foram disputadas quatro etapas e Ana Marcela subiu ao pódio em todas elas. Venceu as duas últimas em Setúbal e Lac. St-Jean, foi prata em Viedma e bronze em Cancun. Ao todo, soma 74 pontos e abriu vantagem para as demais concorrentes. Uma de suas adversárias é Poliana Okimoto, vice-líder do circuito com 56 pontos. Porém, a campeã mundial dos 10 km não nadará mais nenhuma etapa da temporada para se recuperar de uma lesão. Sem Poliana, quem mais e aproxima de Ana Marcela é a italiana Martina Grimaldi com 44 pontos.

Ana Marcela Cunha ainda tem chance de conquistar o título - Foto: Satiro Sodré

Ana Marcela Cunha lidera a temporada 2014 da Copa do Mundo – Foto: Satiro Sodré

Não é exagero afirmar que após esta etapa Ana Marcela ficou mais perto do título da temporada, mesmo que ainda estejamos na metade do circuito. Além da boa vantagem acumulada até aqui, ela vem nadando muito bem também. A prova de Lac. St-Jean foi um claro exemplo, pois a nadadora se manteve entre as líderes durante praticamente todo o percurso. O título da Copa da Mundo não seria algo inédito para a nadadora brasileira. Ela já venceu o circuito duas vezes (em 2010 e 2012) e ano passado só perdeu o título porque não disputou uma etapa.

Se no feminino parece que não teremos muitas emoções envolvendo os líderes, no masculino teremos bastantes emoções. Apenas 14 pontos separam o líder Christian Reichert do 4º colocado Thomaz Lurz: 54 a 40. Entre eles estão Allan do Carmo e Andreas Waschburger, com 47 e 43 pontos respectivamente. E em quatro provas a serem disputadas muita coisa pode acontecer.

As próximas duas etapas da Copa do Mundo também serão disputadas no Canadá: em Lac. Magog, dia 31 de julho e em Lac. Megantic, dia 9 de agosto.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel