Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Ecoturismo em nova opção de maratonas em São Paulo

swimchannel

31/07/2014 18h41

Pense em acordar cedo, bem cedo, em um final de semana, e ir para a praia… competir. Muitos fazem disso uma agradável rotina, aos interessados em testar suas habilidades em provas de águas abertas. Mas tornar um evento como esse ainda mais interessante – até para família e amigos interessados em acompanhar a prova – é a ideia do novo Circuito Mares.

Praia de Mococa, onde acontece a primeira etapa - Foto: Divulgação

Praia de Mococa, onde acontece a primeira etapa – Foto: Divulgação

Para inovar e tornar mais dinâmicas e atrativas as provas de maratonas aquáticas, o circuito conta com um pré-evento no dia que antecede a competição. São ações de Ecoturismo na região da disputa, com trilhas, passeios de barco e exploração ecológica.

O Circuito Mares tem sua primeira edição no segundo semestre de 2014, e acabará somente no primeiro semestre do próximo ano, nas praias do litoral norte: Caraguatatuba, Ilha Bela, Ubatuba, São Sebastião e uma etapa surpresa.

O evento ainda traz um alívio para o nadador paulista, que geralmente tem reclamações por problemas de organização e tecnologia nas etapas de competições em São Paulo. Além do kit com camiseta e touca, o atleta pode acompanhar sua posição no ranking por categoria online e receber resultados via SMS. A cronometragem é feita com chip. Há também a prova Challenge, com metragem crescente a cada etapa gradativamente, começando com 5km até 10km, um desafio para os nadadores que gostam de distâncias maiores e têm poucas opções para a disputa.

Trajeto da prova Challenge, de 5km - Foto: Divulgação

Trajeto da prova Challenge, de 5km – Foto: Divulgação

A primeira etapa já acontece em agosto, no dia 31, com as provas de 1km, 2.5km ou 5 km, em Caraguatatuba. O evento será na praia de Mococa, etapa que leva o nome Entre Ilhas, em que o atleta da prova mais longa irá contornar em formato triangular as Ilhas de Tamanduá e Coconha.

Já para a primeira etapa, haverá a trilha no Parque Estadual da Serra do Mar de Caraguatatuba como opção de passeio ecológico, com a Trilha da Poção, onde os nadadores e familiares poderão explorar a Ilha do Tamanduá e flutuações nas margens. Os passeios serão sempre um dia antes da prova.

A inscrição custa 90 reais, e pode ser feita no site do evento: www.circuitomares.com.br. Mais informações também no facebook.com/circuitomares.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel