Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Praia de tradicional prova de águas abertas atrai surfistas

swimchannel

03/08/2014 00h07

Um ponto de atração para turistas durante certo período do ano também serve como palco de provas de águas abertas durante o verão europeu. A Praia de Nazaré, localizada na cidade de mesmo nome, em Portugal, é uma região que preserva hábitos antigos da população da região, mantendo as raízes de pescadores aliadas ao forte interesse turístico.

É uma praia praticamente dividida em duas partes: o lado calmo, com a vila junto à costa, e o lado norte, com dinâmica mais ativa e ondas mais fortes e que atraem surfistas hoje do mundo todo. Tudo graças a um desfiladeiro submarino enorme, que nasce junto à vila, e cria a barreira para a formação das grandes ondas de um dos lados, e garante a calmaria da praia do outro.

Praia de Nazaré

Praia de Nazaré

Garrett McNamara, Maya Gabeira e Carlos Burle já passaram por lá. O último inclusive surfou uma onda que pode ter batido o recorde mundial da maior onda, enquanto a brasileira sofreu um acidente ao cair da prancha no ano passado, nas ondas que atingem até 30 metros de altura na região.

Detalhes que enriquecem uma disputa interessante no setor mais calmo da praia, especialmente durante o verão. A Praia da Nazaré volta a ser palco da Prova de Natação Joaquim Bernardo de Sousa Lobo, que vai para sua 33ª edição. O evento será no dia 15 de agosto, e é co-organizado pela Meia Maratona Internacional da Nazaré – Associação Cultura e Desporto e a Cercina.

Evento tradicional de águas abertas está na 33ª edição

Evento tradicional de águas abertas está na 33ª edição – Foto: Divulgação

É uma prova em mar aberto, com a distância de 1300 metros, e o percurso será entre a Pedra do Leme e o areal da Praia de Nazaré. A travessia recebe o nome de Joaquim Bernardo de Sousa Lobo, personagem que simboliza a dura vida do mar para o povo de pescadores de Nazaré.

Mais informações para os interessados no tradicional evento podem ser encontradas no site da prova: http://joaquimbernardosousalobo.blogspot.pt/.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel