Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil fazendo história nas águas abertas

swimchannel

09/08/2014 23h14

A natação brasileira em águas abertas teve mais um dia glorioso para sua história. Na sexta etapa da Copa do Mundo de 10 km da Fina, disputada em Lag. Megantic, no Canadá, a bandeira do Brasil tremulou mais alto no pódio. Na prova feminina Ana Marcela Cunha venceu mais uma vez e praticamente garantiu o título. No masculino um resultado muito especial: a primeira vitória de Allan do Carmo no circuito mundial. De quebra ambos lideram o circuito.

Allan do Carmo já acumulava 13 pódios, mas nunca havia conseguido vencer uma maratona na Copa do Mundo. Eram três pratas e dez bronzes. Agora pode adicionar o ouro ao seu currículo. Em 2h22min30s o brasileiro venceu a etapa e conseguiu abrir vantagem na liderança do ranking mundial. Tem 83 pontos contra 58 do vice-líder, o alemão Thomas Lurz. Se conseguir chegar novamente ao pódio na próxima etapa praticamente garantirá o inédito título para as águas abertas do Brasil.

Allan do Carmo venceu pela primeira vez na Copa do Mundo - Foto: Giovana Moreira/Instagram CBDA

Allan do Carmo venceu pela primeira vez na Copa do Mundo – Foto: Giovana Moreira/Instagram CBDA

Disputada desde 2007, a Copa do Mundo nunca teve um brasileiro triunfando na categoria masculina. Allan havia sido vice-campeão em 2009 e agora esta muito perto de conseguir o tão sonhado campeonato. "Estou muito feliz por ter conquisto, enfim essa medalha. Já tinha chegado perto algumas vezes e venho buscando isso há muito tempo. Esse ouro é muito expressivo para mim, veio na hora certa e nos mostra que estamos no caminho certo", disse o nadador ao site da CBDA ao fim da prova.

Outros cinco nadadores brasileiros também nadaram a etapa de Lag. Megantic. Samuel de Bona por muito pouco não subiu ao pódio, chegando na quarta colocação. Luis Gustavo Barros foi o 8º, Diogo Villarinho o 9º e Fernando Ponte terminou na 16ª posição.

Ana Marcela já é tricampeã da Copa do Mundo - Foto: Divulgação/Facebook

Ana Marcela já é tricampeã da Copa do Mundo – Foto: Divulgação/Facebook

Ana Marcela venceu pela quarta vez uma etapa da Copa do Mundo neste ano e disparou ainda mais na liderança do circuito. Tem 114 pontos, 58 a mais do que a vice-líder Poliana Okimoto e 62 que a terceira colocada, a americana Christine Jennings. Matematicamente já assegurou seu tricampeonato na competição (havia sido campeã em 2010 e 2012), mas só será declarada campeã na última etapa. Pelo regulamento da Copa do Mundo o vencedor geral da temporada precisa pelo menos largar na etapa final, que acontece em Hong Kong no dia 18 de outubro. Conhecemos bem Ana Marcela e sabemos que ela não vai só querer largar. Vai tentar ganhar mais uma vez!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel