Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Alemães são os favoritos nas águas abertas de Berlim

swimchannel

13/08/2014 01h36

Começa nesta quarta-feira, com as provas de águas abertas, a 32ª edição do Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos na cidade alemã de Berlim. O evento será o primeiro de uma sequência para os amantes da natação, que terá em seguida os Jogos Olímpicos da Juventude e o Campeonato Pan-Pacífico. Maior competição do velho continente, o Europeu será realizado em duas semanas. Na primeira acontecem as disputas do nado sincronizado e as travessias de 5 km, 10 km, 25 km e em equipe na distância de 5 km. Na semana que vem é a vez das provas de natação em piscina e dos saltos ornamentais. O polo aquático não é disputado neste campeonato.

Começamos pelas águas abertas que vão ser disputadas nas águas de Regattastrecke Grünau. Se nas provas de piscina os alemães são coadjuvantes, nas maratonas eles têm a melhor equipe. Os principais trunfos germânicos atendem pelos nomes de Angela Maurer e Thomas Lurz. Angela, dona de seis medalhas em Campeonatos Europeus, disputará as provas de 10 e 25 km e é cotada como favorita a vitória em ambas. Aos 39 anos de idade a veterana nadadora não ostenta a mesma forma de antes, mas ainda está no grupo das melhores maratonistas do planeta. Prova disso foi seu desempenho no Mundial de Barcelona no ano passado quando faturou duas medalhas.

Lurz é o atual tricampeão europeu dos 10 km - Foto: Gian Mattia D'Alberto / La Presse

Lurz é o atual tricampeão europeu dos 10 km – Foto: Gian Mattia D'Alberto / La Presse

No masculino o grande nome dos anfitriões é o multicampeão Thomas Lurz. Aos 34 anos de idade, ele é considerado por muitos como um dos maiores (senão o maior) maratonista de todos os tempos. Em Campeonatos Europeus Lurz já ganhou sete medalhas e é o atual tricampeão continental da distância olímpica de 10 km. Em Berlim, ele cairá na água para nadar todas as distâncias: 5, 10 e 25 km. E devido ao seu fôlego interminável deve ser um dos representantes do revezamento alemão para a prova por equipes.

Além desta dupla a Alemanha conta com a força de seu conjunto. No Mundial de Barcelona ano passado o time conquistou cinco medalhas individuais e mais o ouro na prova por equipes. Campeões mundiais ao lado de Lurz, Isabelle Härle e Christian Reichert também estará em ação no Europeu. Ela para nadar as provas de 5 e 10 km e ele para competir nos 10 km.

Angela Maurer busca mais medalhas para seu currículo - Foto: Andrea D'Errico/La Presse

Angela Maurer busca mais medalhas para seu currículo – Foto: Andrea D'Errico/La Presse

Mas o Europeu não terá somente a força da anfitriã Alemanha. Outras grandes estrelas internacionais estarão em ação nas águas de Berlim. Destaque para os italianos Valério Cleri e Martina Grimaldi, o grego Spyridon Gianniotis, a húngara Eva Risztov, o britânico Daniel Fogg e a espanhola Mireia Belmonte, que disputa a prova dos 5 km e na semana que vem os eventos em piscina.

Para muitos desses atletas o Europeu é o ponto alto da temporada. Inclusive alguns deixaram a Copa do Mundo da Fina de lado para focar seus treinamentos visando a competição em Berlim. E a expectativa é para um excelente campeonato. Será uma ótima oportunidade para observar aqueles que poderão ser os grandes adversários da fortíssima equipe brasileira nos próximos Jogos Olímpicos na Praia de Copacabana.

Para acompanhar os resultados e obter mais informações da competição, visite o site oficial do evento clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel