Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Desafio e tradição na travessia Caraguá-Ilha Bela

swimchannel

15/08/2014 15h05

Ocorre no próximo dia 11 de outubro a famosa travessia Caraguá-Ilha Bela, considerada por muitos como uma das mais emocionantes e desafiadoras das águas abertas do país. A prova, uma das mais tradicionais das águas abertas do Brasil, tem 22 km de distância. Ela liga as duas cidades do litoral norte paulista e são percorridos por equipes de revezamento.

Esta prova foi disputada pela primeira vez na década de 1940 quando a largada era realizada na Praia do Perequê, em Ilha Bela, e a chegada era na Praia Martin de Sá, em Caraguatatuba. No ano passado o percurso mudou e os atletas saíram das águas de Caraguá com destino a Ilha Bela, formato que será mantido este ano. Foi em 2013 também que a tradicional travessia voltou ao calendário nacional depois de dez anos de ausência.

Praia do Perequê em Ilha Bela

Vista da praia do Perequê em Ilha Bela – Foto: Reprodução

Como citado acima esta travessia é disputada no formato de revezamento de quatro nadadores e um dos integrantes da equipe precisa ser obrigatoriamente uma mulher. Cada atleta nadará por exatamente 30 minutos e após o término deste período é feita uma troca dentro da água. Esse processo se repete até o fim da disputa. A organização da prova também disponibiliza um barco para os demais membros e o técnico da equipe.

Ao concluir essa prova o nadador deixa a água com a sensação de missão cumprida. Muitos alegam que o mais difícil é a distância e a corrente do mar. Outros alegam que é a temperatura da água que fica em média entre 22 e 24°C. E há aqueles que também consideram que permanecer no barco enquanto seu companheiro esta na água como o mais difícil. Não por querer nadar o tempo todo ou ser obrigado a assistir o amigo nadar, mas pelo enjoo que o balanço do mar pode causar. Curiosamente duas equipes desistiram no meio da travessia no ano passado devido a insistente oscilação da embarcação.

Nesta edição de 2013, a largada da travessia será em Caraguatatuba

A cidade de Caraguatatuba mais uma vez é o palco da largada – Foto: Divulgação

A marca de acessórios e materiais esportivos Nabaiji é a única patrocinadora da Travessia Caraguá-Ilha Bela. A empresa, que também patrocinou o evento ano passado, decidiu apoiar mais uma vez por esta ser uma prova de águas abertas diferente da grande maioria. Afinal, ela une o trabalho em equipe com esporte e diversão em um dos locais mais belos do estado de São Paulo. E ao fim da prova haverá uma confraternização com todas as equipes participantes.

A inscrição para cada equipe será de R$ 1600, com o valor do o barco para transporte do time já incluso. A organização do evento disponibiliza todo o suporte e estrutura para atendimento médico. Para obter mais informações, inclusive como fazer as inscrições, acesse o site: http://www.maratonaaquatica.com.br/.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel