Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Vai começar o Campeonato Europeu de Berlim

swimchannel

17/08/2014 00h14

Uma semana e tanto esta que teremos. Haverá competição de natação até enjoar! Na China os Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim. Na Austrália o Campeonato Pan Pacífico. E na Alemanha, as provas de piscina do Campeonato Europeu. O campeonato do velho continente começou há poucos dias em Berlim, com as disputas das provas de águas abertas e hoje teremos a última disputa nos 25 km. Amanhã começam as emoções na piscina, ou melhor, no velódromo Europa-Sportpark, que foi totalmente adaptado para receber a 32ª edição do campeonato continental. Durante esta próxima semana veremos um grande número de estrelas presentes na capital alemã e destacamos alguns deles aqui.

As provas de velocidade serão as maiores atrações da competição. Tanto no masculino, quanto no feminino. No masculino as atenções estarão voltadas para um duelo entre dois dos melhores atletas da atualidade: Florent Manaudou e Vladimir Morozov. O francês, atual campeão olímpico, detém o sétimo tempo do mundo nos 50m livre com 21s70 e o russo, vice-campeão mundial ano passado, tem o terceiro tempo do ano com 21s55. Ambos chegam bastante confiantes e motivados para saber quem é o melhor velocista do continente. Um duelo que sem dúvida será acompanhado com muita atenção por Cielo, Fratus, Adrian, Ervin e companhia.

Morozov e Manaudou duelam nos 50m livre - Foto: Murad Sezer/Reuters

Morozov e Manaudou duelam nos 50m livre – Foto: Murad Sezer/Reuters

No feminino a prova poderia ser ainda melhor caso a atual campeã olímpica e mundial Ranomi Kromowidjojo não desistisse de disputar o evento. Mas não tem problema, Sarah Sjoström e Francesca Halsall devem fazer um embate bastante acirrado em nos 50m livre e 50m borboleta. Na prova de livre, as duas são as únicas no mundo que nadaram abaixo dos 24 segundos este ano. Com 23s96, Halsall cravou a melhor marca da história sem os trajes tecnológicos. Já no borboleta, Sjoström assombrou o mundo com seu recorde mundial de 24s43. Um duelo que promete tirar faísca da piscina.

Katinka Hosszu será a nadadora com mais metragens neste Europeu. A Dama de Ferro vai encarar nada mais, nada menos, do que dez provas: 100m, 200m e 400m livre, 50m, 100m e 200m costas, 100m e 200m borboleta, 200m e 400m medley. Mireia Belmonte será uma de suas principais adversárias nos 200m borboleta e nas provas de medley. A espanhola já começa a competição em piscina com uma medalha de bronze no peito, que conquistou na prova de 5 km de águas abertas.

Katinka Hosszu venceu as provas de medley em Barcelona

Katinka Hosszu nadará dez provas em Berlim – Foto: Divulgação

As provas femininas de nado peito são outra boa atração do evento. Disputando os Jogos Olímpicos da Juventude no outro lado do mundo, Ruta Meilutyte vai correr contra o relógio para tentar chegar a tempo de poder nadar os 50m peito no último dia de competições e tentar um dos poucos títulos que lhe restam. A dinamarquesa Rikke Pedersen agradece a ausência da lituana nos 100m peito, pois chega como favorita nesta distância e também nos 200m peito, onde detém o recorde mundial.

Outras estrelas que estarão em ação em Berlim são o francês Yannick Agnel, as dinamarquesas Jeanette Ottesen e Lotte Friis, os italianos Federica Pellegrini e Gregorio Paltrinieri, os britânicos Bem Proud, James Guy e Adam Peaty, os húngaros Laszlo Cseh e Daniel Gyurta e o alemão Paul Biedermann, grande esperança de medalha de ouro para os anfitriões.

Paul Biedermann aé a esperança alemã - Foto: Motorvision

Paul Biedermann aé a esperança alemã – Foto: Motorvision

Para acompanhar os resultados do Campeonato Europeu de Berlim acesse o site oficial clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel