Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Com Fratus, Brasil fecha Pan Pacífico com ouro

swimchannel

24/08/2014 10h52

O Brasil fechou sua participação no Campeonato Pan Pacífico com chave de ouro. Ou melhor, com medalha de ouro. Bruno Fratus conquistou a quarta e última medalha do país na competição em Gold Coast. Depois de integrar o revezamento 4x100m livre que ganhou ontem o bronze, o velocista triunfou em sua especialidade: os 50m livre. E mais, com 21s44 anotou o melhor tempo de sua vida na prova.

Nas eliminatórias, Fratus segurou seu ritmo e fez 22s10, que lhe deu o terceiro melhor tempo. Na final ele não aliviou em nada. Largou muito bem e foi crescendo no decorrer da prova, abrindo vantagem e chegando muito forte nos metros finais. Fratus não foi ameaçado em momento algum pelos americanos Anthony Ervin e Nathan Adrian, vencendo com autoridade. Com 21s44 ele permanecia na vice-liderança do ranking mundial da prova. Porém, na final do Campeonato Europeu de Berlim o francês Florent Manaudou venceu a prova com 21s32 e passou a ser o mais veloz nos 50m livre este ano.

Fratus comemora sua vitória nos 50m livre - Foto: Satiro Sodré

Fratus comemora sua vitória nos 50m livre – Foto: Satiro Sodré

"A prova foi boa e estou satisfeito porque vai tocar o hino, que é o mais importante. Queria fazer um tempo ainda melhor, mas o frio da noite aqui, em torno de 10 graus, e com ventinho contra, não ajuda. Vencer aqui é bem legal, basta ver a empolgação do público que lotou a arquibancada", disse o nadador ao site da CBDA.

Em abril deste ano Fratus havia feito o melhor tempo de sua vida nos 50m livre, na final do Troféu Maria Lenk. Nadou para 21s45. Curiosamente, naquele dia as condições do ambiente eram semelhantes as de Gold Coast. Era uma noite fria e com vento gelado numa piscina aberta (no Ibirapuera em São Paulo). Pode ser que em uma piscina fechada e melhor climatizada, como era a dos Jogos Olímpicos de Londres, ele possa ser ainda mais veloz.

Fratus durante os 50m livre - Foto: Satiro Sodré

Fratus durante os 50m livre – Foto: Satiro Sodré

O resultado só confirma a hegemonia do Brasil nos 50m livre. O país tem dois dos melhores velocistas da atualidade que têm tudo para nadarem ainda mais rápido. São ótimas as expectativas para os futuros da seleção brasileira até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nos cinquentinha.

RESUMO DO PAN PACÍFICO
A seleção brasileira volta da Austrália com bons resultados. Foram quatro medalhas conquistadas (além do ouro de Fratus, prata com Leonardo de Deus nos 200m borboleta, prata de Felipe França nos 100m peito e bronze com o revezamento masculino 4x100m livre), 30 finais individuais (18 em finais A e 12 em finais B) e nadadores conseguindo cravar seus melhores tempos pessoais em algumas provas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel