Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Duelo aberto: Samuel de Bona x Allan do Carmo

swimchannel

28/08/2014 08h59

Um clássico ganha esse nome quando se repete várias vezes, sempre com emoção e grande disputa em cada resultado. Então talvez seja correto dizer que o duelo Allan do Carmo x Samuel de Bona já se tornou um clássico das águas abertas no Brasil.

Os dois maiores nadadores de maratonas do país não cansam de se encontrar nos circuitos e torneios internacionais. Alternam resultados conforme as características de cada um, dividem pódio constantemente. Mas não poderiam deixar de ser amigos.

"É uma disputa muito saudável que a gente vem tendo há muitos anos, desde que nos conhecemos na seleção, lá em 2010, quando o Samuel entrou para a seleção brasileira. Lembro que no primeiro ano que disputamos os 5km no Mundial do Canadá ele venceu. E desde então a gente faz várias provas juntos, na batida de mão, braçada a braçada. É sempre um nível técnico muito forte", disse Allan.

No ano passado, Allan do Carmo, 26 anos, terminou o circuito de Copa do Mundo de águas abertas à frente de Samuel: em terceiro lugar, contra quinto do gaúcho de 23 anos. Este ano, lidera o ranking, com o amigo em sexto.

Porém, 2013 foi o ano da vida de Samuel: além do sexto lugar na prova de 5km no Mundial de Barcelona, o melhor colocado brasileiro no torneio, levou o bronze na prova de mesma quilometragem por equipes, ao lado de Poliana Okimoto, e, claro, de Allan. Em dezembro, novamente ao lado da paulista, conquistou o título de Rei e Rainha do Mar.

FINA MUNDIAL BARCELONA/Maratonas Aquaticas

Allan do Carmo e Samuel de Bona já dividiram pódio ao lado de Poliana Okimoto em Barcelona – Foto: Satiro Sodre

O Rio de Janeiro é palco novamente do próximo encontro entre os dois, no mesmo torneio. As provas serão de 1km e 3km no Rei e Rainha do Mar, neste domingo, o que daria certa vantagem para o gaúcho, que é um pouco mais "veloz", se é que  isso pode ser dito de um maratonista. "São duas provas, uma mais rápida, que é mais a característica do Samuel. Mas eu estarei lá para dar um certo trabalho para ele nessas provas", completou o baiano.

A rivalidade saudável não é novidade na natação. Na própria geração atual da natação podemos ver o quanto os duelos recentes do jovem Bruno Fratus e do veterano Cesar Cielo movimentam a prova de maior velocidade das piscinas. Hoje os dois brasileiros estão em segundo e terceiro no ranking mundial do 50m livre, e são expectativa de dobradinha no pódio desde a época de Londres-2012.

Se voltarmos ainda mais no tempo, outra rivalidade bastante saudável é ainda maior referência para a natação brasileira. Quem não se lembra dos duelos entre Gustavo Borges e Fernando Scherer? Um extremamente veloz, irreverente, e simpático. O outro mais concentrado, sério, e focado. Ambos incrivelmente vitoriosos, e precursores que puxaram e lideraram toda uma geração aquática no país. Será que a dupla das maratonas está prestes de fazer da sua rivalidade um clássico para a história?

Poliana Okimoto e Samuel de Bona: Rainha e Rei do Mar (foto: Satiro Sodré)

Poliana Okimoto e Samuel de Bona: Rainha e Rei do Mar (foto: Satiro Sodré)

"Nadar com o Allan é sempre complicado, porque ele é um dos atletas mais inteligentes que eu já enfrentei. Nunca é uma disputa fácil. Somos muito amigos fora da água, mas dentro dela somos adversários que se respeitam, mas que seguem sendo adversários. Com ele não existe prova fraca, e pra ganhar tenho que sempre dar tudo de mim. O bom dessa rivalidade é isso, ele sempre exige o meu melhor", disse Samuel.

Hoje as águas abertas vão aos poucos ganhando espaço no Brasil. Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha se encontram e reencontram sempre nas disputas, e trouxeram à tona o esforço e o reconhecimento para as maratonas aquáticas entre os brasileiros. Que assim seja para a dupla Samuel e Allan do Carmo.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel