Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O foco agora é piscina curta

swimchannel

29/08/2014 12h21

Começa na próxima segunda a 43ª edição do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro Absoluto e um dos eventos mais tradicionais do país. Este ano a competição ocorre no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá, e voltará a ser disputada na piscina de 25 metros por uma razão especial: será a seletiva única do Brasil para o Campeonato Mundial de piscina curta, que vai acontecer em Doha, no Catar, durante os dias 3 e 7 de dezembro.

Os nadadores brasileiros estão vindo de um longo ciclo de treinamento e competições voltadas para a piscina longa. Começou praticamente em 2011 com a preparação para o Mundial de Xangai. Em seguida vieram os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, os Jogos Olímpicos de Londres, o Mundial de Barcelona e o Campeonato Pan Pacífico. Entre todos esses eventos aconteceu o Mundial de curta em Istambul, no fim de 2012, mas nem todos os nadadores brasileiros disputaram a competição ou focaram seus treinamentos específicos para este evento.

Vista da piscina de Guaratinguetá, local do Finkel-2014 - Foto: Federação Aquática Paulista

Vista da piscina de Guaratinguetá, local do Finkel – Foto: Federação Aquática Paulista

Como 2014 é um ano atípico, sem a disputa de Mundiais de piscina longa ou Jogos Olímpicos, alguns nadadores deverão dar uma pausa nos treinos em longa para se dedicar ao Mundial de curta nos próximos meses. Cesar Cielo é o maior exemplo. O velocista abriu mão de nadar o Pan Pacífico para focar seus treinos até o final do ano na piscina curta. Cielo planeja repetir o desempenho do Mundial de curta de Dubai-2010 e voltar a ser campeão mundial na piscina curta. Para isso ele quer aperfeiçoar seus fundamentos, principalmente nas viradas que são fundamentais.

Uma ótima oportunidade para ir se acostumando aos eventos na piscina de 25 metros é a tradicional Copa do Mundo em piscina curta da Fina, que coincidentemente começou nesta última semana em Doha, na mesma piscina do Mundial em dezembro e terá sua segunda etapa sendo disputada a partir de domingo em Dubai, também no Oriente Médio. É bem provável que atletas brasileiros disputem as próximas etapas do circuito como uma forma de poder competir em alto nível e já ir se preparando para Doha-2014.

No Mundial de curta de 2010, Cielo foi ouro nos 50m e 100m livre - Foto: Satiro Sodré

No Mundial de curta de 2010, Cielo foi ouro nos 50m e 100m livre – Foto: Satiro Sodré

Não é segredo para ninguém que o foco principal dos nadadores brasileiros são os Jogos Olímpicos em 2016, mas sem dúvida conquistar medalhas e disputar finais em um Mundial de curta também será um excelente resultado na preparação de quem busca representar o país nas Olimpíada do Rio de Janeiro.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel