Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

XTerra Swim Challenge: o retorno

swimchannel

02/09/2014 15h30

O Swim Challenge esta de volta ao XTerra, um dos circuitos de esportes em outdoor mais famosos do mundo. O triatlo, a corrida na mata e o mountain bike são as modalidades mais populares desse evento que foi criado no Havaí em 1996. Atualmente é disputado em 17 países e engloba diversas competições. No Brasil é organizado pela X3M Sports Business e no dia 1º de novembro acontece o XTerra de Costa Verde, que será disputado na bela cidade de Mangaratiba, no litoral sul do Rio de Janeiro. Após um período de ausência, as provas de águas abertas voltarão a fazer parte da competição.

Inicialmente a direção do evento resolveu retirar as provas de águas abertas da grade de programação do circuito. A ideia deixou muitos atletas tristes, pois era uma das atividades provas preferidas dos participantes, pelo desafio de nadar no mar e pela adrenalina que o evento proporciona. Após pressão dos nadadores, da Speedo e também da SWIM CHANNEL, a X3M resolveu introduz novamente o Swim Challenge no XTerra.

Largada da prova de Costa Verde do ano passado - Foto: XTerra/Reprodução

Largada da prova de Costa Verde do ano passado – Foto: Inner Sports

Na etapa de Costa Verde haverá duas provas: uma de 1,5 km e outra de 3 km. O local de disputa é na baía de Mangaratiba, que tem como característica o mar calmo e uma temperatura da água bastante agradável. Um dos diferenciais do XTerra é que o nadador precisa mostrar que também tem agilidade na areia. Nesta etapa os nadadores precisam sair da água a cada volta e correr 50 metros pela praia. Em seguida, mergulham novamente para completar a prova. Ação semelhante ao que acontece na etapa de Ilhabela, quando os nadadores precisam subir em um píer a cada volta e saltar novamente na água. Adrenalina pura!

O Swim Challenge é uma das provas mais popualres do circuito - Foto: XTerra/Reprodução

O Swim Challenge é uma das provas mais popualres do circuito – Foto: XTerra/Reprodução

Além de competir o evento também promove uma união entre nadadores, triatletas e corredores, pois após a realização de todos as provas acontecerá o show do cantor Rodrigo Santos no Resort Portobello, hotel oficial do XTerra. E quem quiser ir com a família para o evento já pode ir se programando. No dia seguinte a travessia ocorre uma corrida mirim para toda a criançada conhecida como X-terra Kids. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site oficial do XTerra Brasil: http://xterrabrasil.com.br/.

Boa sorte e Boa prova!

Salto do píer na etapa de Ilhabela - Foto: XTerra/Reprodução

Salto do píer na etapa de Ilhabela – Foto: XTerra/Reprodução

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel