Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Jovem revelação e esperança no fundo é destaque nos 1500m livre

swimchannel

03/09/2014 00h48

O segundo dia de provas do Troféu José Finkel foi recheado de grandes resultados. Se nos 100m borboleta saíram índices para o Campeonato Mundial de curta tanto no feminino (com Etiene Medeiros, Daynara de Paula e Daiene Dias) e no masculino (com Marcos Macedo e Nicholas Santos), nos 200m peito foram estabelecidos dois novos recordes sul-americanos com a argentina Julia Sebastian (2min22s32) e com Thiago Simon (2min04s28), que junto com o vice-campeão Felipe França se garantiu em Doha-2014. Porém, um dos destaques da etapa aconteceu na prova dos 1500m livre.

Nadando na raia 8, o nadador do Corinthians Brandonn Pierry venceu a prova em 14min50s31. Um ótimo resultado e com dois fatos inéditos em sua carreira: a primeira medalha de ouro em um campeonato nacional absoluto e a primeira vez que nadou esta prova abaixo dos 15 minutos. O atleta de 17 anos só não conseguiu se aproximar do forte índice para o Campeonato Mundial de piscina curta de Doha que era de 14min43s62.

O nadador comemorou bastante o resultado nos 1500m livre - Foto: Satiro Sodré

O nadador comemorou bastante o resultado nos 1500m livre – Foto: Satiro Sodré

Brandonn adotou uma estratégia bastante interessante nesta prova. Ele nadou de forma progressiva, começando a crescer a partir da segunda metade da distância. Até os 600 metros o nadador vinha fazendo parciais mais altas, na casa de 1min00s a cada 100 metros. A partir dos 700 metros passou a acelerar e fazer parciais cada vez mais fortes já na casa dos 58 segundos em média. Nos últimos 100 metros deu o sprint final para fazer seu melhor parcial em 57s56, garantir a vitória e o melhor tempo de sua vida.

O resultado foi bastante celebrado pela equipe do Corinthians e também pelo nadador que abriu um largo sorriso na piscina ao ver seu tempo no placar. A felicidade pode ser explicada pelo seu desempenho em Guaratinguetá. Brandonn pulverizou seu até então melhor resultado nos 1500m livre: 15min18s66 feitos um Torneio Regional este ano. A marca também é a melhor do Brasil na temporada e no ranking mundial o coloca na quinta colocação.

Brandonn ainda nada mais três provas no Finkel - Foto: Satiro Sodré

Brandonn ainda nada mais três provas no Finkel – Foto: Satiro Sodré

Brandonn ainda nadará mais três provas neste Troféu José Finkel: 400m e 800m livre e os 400m medley, podendo melhorar ainda mais suas marcas pessoais. Ele ainda esta distante dos índices para o Mundial de curta; pouco mais de sete segundos acima nos 400m medley e 11 segundos nos 400m livre, mas se ele conseguiu uma espetacular evolução nos 1500m livre não seria nenhuma surpresa ver o jovem fundista conseguir cravar um lugar na equipe do Brasil.

No Troféu Maria Lenk deste ano, disputado no mês de abril em São Paulo, tivemos outro jovem se destacando nas provas de fundo. Foi o nadador Miguel Valente, do Minas Tênis Clube, que venceu os 800m e 1500m livre com suas melhores marcas pessoais. Miguel e Brandonn são dois exemplos da nova geração da natação de fundo do Brasil que pode trazer bons resultados a longo prazo.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel