Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Novos rumos: está 2016 logo ali

swimchannel

10/09/2014 07h49

A tendência da natação brasileira nos últimos anos estava sendo a inversa da história: a repatriação de nadadores que buscaram alternativas de treinamentos e melhor estrutura no exterior. Agora a situação parece estar se invertendo novamente. Cada qual por seu motivo específico, os atletas voltam a buscar no exterior oportunidades para cumprir seu planejamento para os Jogos Olímpicos de 2016.

Cesar Cielo revelou durante o Troféu José Finkel que vai passar mais um período nos Estados Unidos, outra vez para treinar com Scott Goodrich, seu técnico depois que deixou ele trabalho com Albertinho Silva após o bronze em Londres-2012. A conversa com a CBDA ajudou a definir a preparação do paulista para o Mundial de curta de dezembro, prioridade para o velocista na temporada de 2014.

"A grande diferença para os atletas mais maduros é que eles possam concluir seu próprio programa de trabalho. O Cielo chegou a me dizer queMinas Gerais é difícil pra ele, que não consegue ir ao supermercado ou ter uma vida normal. Ele preciso de concentração, e está indo buscar isso", revelou Ricardo de Moura, supervisor técnico da confederação.

Cesar Cielo já tem uma antiga relação com as piscinas americanas

Cesar Cielo já tem uma antiga relação com as piscinas americanas

Já Thiago Pereira não dará continuidade ao seu trabalho com Albertinho por uma escolha do próprio treinador de deixar as bordas da piscina para se dedicar mais à CBDA. No momento sem um caminho definido, o carioca vai para os Estados Unidos, inicialmente para se aconselhar e buscar alternativas para traçar seu novo rumo com o americano Jon Urbancheck, que treinou Gustavo Borges no país.

"Com certeza ele vai me ajudar a encontrar alguém. A decisão é importante, pois preciso decidir meu trabalho nos dois anos finais para a Rio-2016, que são os anos mais importantes da minha vida. Tenho o apoio do COB, CBDA e do meu clube. Eles me ajudarão em tudo que eu precisar", disse Thiago Pereira.

O foco de Thiago foi o Pan Pacífico, que acabou ajudando a revelar, no Troféu José Finkel no mês seguinte, que o atleta não estava completamente sanado de uma lesão que o incomoda há bastante tempo. O momento é de recuperação física plena para o nadador do SESI-SP, que já teve um desgaste muito grande no último ciclo olímpico.

Sem técnico, Thiago buscará alternativas também nos Estados Unidos - Foto: Satiro Sodré

Sem técnico, Thiago buscará alternativas também nos Estados Unidos – Foto: Satiro Sodré

"Com os campeonatos de 2014, que é um ano sem Mundial (de piscina longa), tivemos uma visão mais parecida do que teremos em 2016. E foi acima de nossas expectativas", complementou Ricardo.

A CBDA promete ter um planejamento detalhado e completo de todos os esportes aquáticos para 2016 pronto ao final do mês de setembro. Os atletas de ponta da seleção brasileira estão tendo liberdade para buscar as melhores alternativas dentro dos seus objetivos. Nicholas Santos, que tenta o índice olímpico nos 100m borboleta, seguirá treinando com Albertinho Silva, mas em janeiro também irá para os Estados Unidos trabalhar com Brett Hawke, antigo técnico de Cielo e atual comandante de Bruno Fratus. O mesmo para Felipe Lima, deve se juntar à equipe do australiano em Auburn.

Os ventos (e águas) estão mudando para os nadadores brasileiros.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel