Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Desafio Piraquê Raia Rápida: tudo pronto

swimchannel

13/09/2014 18h32

A piscina já está pronta, as câmeras estão a postos, o sistema está testado e os atletas estão preparados e motivados. O palco e os artistas estão em ponto de bala para o III Desafio Piraquê Raia Rápida.

Ontem, os 16 atletas dos quatro países participantes – África do Sul, Austrália, Brasil e Estados Unidos – foram ao Complexo Esportivo da Rocinha para ação social, parte da programação do evento. Os atletas não escondiam a empolgação em participar. Nicholas Santos chegou na correria após uma gravação, almoçou na pressa e apesar do cansaço fez de tudo para estar com os colegas. Compartilharam bons momentos com a criançada, que não escondiam a empolgação por estar com seus ídolos. Alguns jovens nadadores mostraram muito talento e impressionaram até mesmo Sérgio Onha Marques, treinador de Felipe França, que acompanha a delegação brasileira. Um dia para ser lembrado por todos.

Matheus Santana e os australianos Daniel Arnamnart e James Stacey na ação social (foto: Satiro Sodré)

Matheus Santana e os australianos Daniel Arnamnart e James Stacey na ação social (foto: Satiro Sodré)

À noite, aconteceu o congresso técnico, com a direção técnica explicando e tirando todas as dúvidas em relação ao formato da competição e à transmissão de televisão. Um congresso técnico diferente, com a participação de todos os atletas, em um clima descontraído e com uma homenagem ao australiano Daniel Arnamnart, que ajudou muito a organização a superar os problemas com sua seleção (Christian Sprenger e James Magnussen tiveram que desistir por causa de lesões e tiveram que ser substituídos de última hora), e que inclusive faz aniversário amanhã, no dia da competição.

Piscina do Botafogo pronta para a competição (foto: Alessandro Koizumi)

Piscina do Botafogo pronta para a competição (foto: Alessandro Koizumi)

Hoje de manhã, aconteceu o último treino na piscina do Botafogo, aberto para a imprensa. Todos os atletas brasileiros foram entrevistados, com Matheus Santana entrando ao vivo para o RJTV, jornal regional da Rede Globo. Uma ótima oportunidade para a natação na mídia, com o ápice sendo amanhã, com mais de uma hora ao vivo no Esporte Espetacular a partir das 10h da manhã. O tempo estava belíssimo, e a previsão é que assim se mantenha amanhã.

Atletas no último treino antesd do evento (foto: Alessandro Koizumi)

Atletas no último treino antesd do evento (foto: Alessandro Koizumi)

O clima entre os atletas é o melhor possível, e é uma rara oportunidade para eles compartilharem tantos momentos com colegas de outros países, em almoços e jantares, passeios e treinos. Como Felipe França destacou na entrevista coletiva na quinta-feira, é uma ótima oportunidade de conviver mais proximamente com atletas de culturas diferentes e aprender com eles.

Mas também, é claro, há o clima competitivo. O gigante sul-africano Gerhard Zandberg não tem dúvidas de que seu país é o favorito, pois todos são medalhistas individuais em mundiais. Roland Schoeman, campeão olímpico em 2004, disse que a África do Sul fará um papel muito melhor que a França vinha fazendo nos anos anteriores. O americano Anthony Ervin disse que está muito bem para suportar o formato da competição. Os australianos confiam na capacidade de nadar provas de 200 metros para aguentar as seguidas caídas n'água

O sul-africano Roland Schoeman (foto: Satiro Sodré)

O sul-africano Roland Schoeman (foto: Satiro Sodré)

E os brasileiros, bem, os brasileiros vêm mostrando uma confiança e motivação de chamar a atenção. Quem vê parece que estão indo disputar um Campeonato Mundial. Matheus Santana, apesar da juventude, não se intimida nem um pouco em nadar contra campeões olímpicos e mundiais como Schoeman e Ervin. Apesar da força das outras equipes, não dá para negar que os brasileiros estão com uma energia diferente e uma equipe muito unida, essencial em uma competição com um formato como esse. Um grande chance de trazer o título pela primeira vez para o país.

Para relembrar: transmissão ao vivo a partir das 10h da manhã, no Esporte Espetacular, com narração de Alex Escobar e comentários de Gustavo Borges.

Por Daniel Takata

Equipe brasileira: Nicholas Santos, Matheus Santana, Guilherme Guido e Felipe França (foto: Satiro Sodré)

Equipe brasileira: Nicholas Santos, Matheus Santana, Guilherme Guido e Felipe França (foto: Satiro Sodré)

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel