Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Anápolis sediará mais uma edição do Interfederativo Júnior

swimchannel

15/09/2014 15h53

Foi divulgado na semana passada o balizamento da 15ª edição do Campeonato Brasileiro Interfederativo Júnior, a Copa Cidade de Anápolis. O evento, criado em 2000, será disputado entre os dias 18 a 20 de setembro, sendo realizado desde 2002 na cidade goiana de Anápolis, na piscina da UniEvangélica (as duas primeiras edições aconteceram em Goiânia). Assim como a competição em Mococa, quem cai na água são as seleções estaduais de cada federação aquática.

A competição foi criada para ser uma versão júnior do tradicional Troféu Chico Piscina, envolvendo as seleções estaduais das federações filiadas a CBDA. A seleção paulista (FAP) é a maior vencedora com dez títulos e em 2014 busca seu quarto triunfo seguido. A seleção do Rio de Janeiro (FARJ) venceu as três primeiras edições e a seleção de Minas Gerais (FAM) ganhou um título em 2009. Este ano a competição esta esvaziada e estão confirmadas as presenças de 132 atletas de apenas nove federações, sendo a seleção mineira a grande ausência. A competição tem ao todo 64 provas, entre provas de 50m e 400m, nas categorias júnior 1 e júnior 2.

Vista da piscina da Uni Evangélica - Foto: site da Prefeitura de Anápolis

Vista da piscina da Uni Evangélica – Foto: site da Prefeitura de Anápolis

Muitos atletas que no futuro viriam a conquistar medalhas em eventos internacionais nadaram e se destacaram no evento. A lista é grande: Cesar Cielo, Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Daynara de Paula, Felipe Lima, Tales Cerdeira, Henrique Rodrigues e por ai vai. Cielo, inclusive, detém até hoje dois recordes na competição na categoria júnior 1: nos 50m borboleta (24s31) e nos 50m livre (22s32). Uma curiosidade é que assim como no último Troféu José Finkel, o nadador Thiago Simon também já teve um desempenho de 100% de aproveitamento neste campeonato. Foi na edição de 2007 quando ganhou cinco medalhas de ouro.

Este ano a seleção paulista é mais uma vez a favorita para vencer a competição. Entre os nadadores que disputarão o Interfederativo estão alguns com passagens recentes pelas seleções brasileiras de base, casos de Bruna Primati e Andreas Mickosz que estiveram nos Jogos Olímpicos da Juventude e Felipe Monni, Pedro Spajari e Jackson Cândido que integraram a seleção brasileira no último Mundial Júnior de Dubai, no ano passado.

Confira o balizamento da competição clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel