Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um evento de gala para os melhores do mundo. E um ponto de discórdia

swimchannel

23/09/2014 18h30

A FINA (Federação Internacional de Natação) anunciou hoje, por intermédio do lançamento da última edição de sua revista, a FINA Aquatics World Magazine, o lançamento da eleição dos melhores nadadores do mundo de 2014.

A edição está disponível online e pode ser lida neste link.

Capa da última edição da FINA Aquatics World Magazine (foto: reprodução)

Membros do Bureau da FINA, membros de federações e comitês, imprensa especializada e técnicos selecionados fazem parte do painel de votação todos os anos. E a Swim Channel tem a honra de possuir um voto nessa concorrida eleição.

Abaixo, a lista dos concorrentes para melhores nadadores do mundo:

Natação feminina: Mirena Belmonte (ESP), Cate Campbell (AUS), Sarah Sjostrom (SWE), Missy Franklin (USA), Katinka Hosszu (HUN) e Katie Ledecky (USA)

Natação masculina: Tyler Clary (USA), Kosuke Hagino (JPN), Chad Le Clos (RSA), Florent Manaudou (FRA), Cameron McEvoy (AUS), Adam Peaty (GBR)

Águas abertas feminina: Ana Marcela Cunha (BRA), Pilar Geijo (ARG), Martina Grimaldi (ITA), Poliana Okimoto (BRA), Silvie Rybarova (CZE), Sharon van Rouwendaal (NED)

Águas abertas masculina: Allan do Carmo (BRA), Evgeny Drattsev (RUS), Thomas Lurz (GER), Axel Reymond (FRA), Tomi Stefanofski (MAC), Ferry Weertman (NED)

Como se vê, não há brasileiros indicados para a natação em piscina, mas em águas abertas há três, com boa chance inclusive de uma vitória inédita no masculino. Este é um assunto para um post mais à frente essa semana.

Allan do Carmo desta vez tem boas chances de ser eleito o melhor nadador do mundo de águas abertas (foto: Satiro Sodré)

Allan do Carmo desta vez tem boas chances de ser eleito o melhor nadador do mundo de águas abertas (foto: Satiro Sodré)

A novidade este ano é que a FINA anunciou os concorrentes muito antes do costume, em comparação aos outros anos. Anteriormente, os concorrentes eram anunciados em meados de novembro e os vencedores no início do ano seguinte.

Desta vez, será diferente. Pela primeira vez, a federação realizará uma premiação de gala, em um jantar em Doha, no Qatar, às vésperas do Campeonato Mundial de Piscina Curta. Espera-se que o evento tenha uma grande cobertura da mídia e atraia mais atenção para a natação. A data foi anunciada hoje: dia 1º de dezembro.

Você não leu errado. Os vencedores serão anunciados antes do Mundial, a competição mais importante do ano realizada pela FINA. Ao fazer isso, para natação em piscina, o peso da votação fica todo para as principais competições em piscina de 50 metros (Campeonato Europeu, Pan-Pacífico, Jogos do Commonwealth, Jogos Asiáticos) – a Copa do Mundo em piscina curta dificilmente é decisiva nesse processo.

Katie Ledecky, favorita ao prêmio de melhor nadadora do mundo da FINA (foto: AP)

Katie Ledecky, favorita ao prêmio de melhor nadadora do mundo da FINA (foto: AP)

No feminino, certamente Katie Ledecky será a vencedora. Mas a indecisão paira no masculino. Hoje, provavelmente Kosuke Hagino seria o favorito. Mas caso Chad Le Clos tenha um Mundial de Curta incrível e supere alguns recordes mundiais? As conquistas em piscina de 50 metros são mais relevantes, mas em uma votação acirrada, o Mundial de Doha poderia ser decisivo.

Por ser a primeira vez, não havia como esperar que a premiação fosse realizada nos moldes da FIFA (Federação Internacional de Futebol), Laureus ou outros, em que os atletas se deslocam para o local do evento simplesmente pela sua importância. Por isso a FINA resolveu realizá-lo em conjunto com o Mundial de Curta, aproveitando a presença de muitas estrelas da natação.

Mas, ao fazer isso, a tradicional votação ficou prejudicada. Sempre há um preço a se pagar. Muitos nadadores almejam o cobiçado prêmio de melhor do mundo. No final das contas, pode haver injustiças. Mas a FINA julga ser um passo necessário e espera que, daqui alguns anos, seu evento de gala se sustente por si só, a exemplo de outros mais tradicionais.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel