Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Lucas Salatta, o maior nadador da história do Chico Piscina

swimchannel

08/10/2014 12h54

Amanhã começa mais uma edição do Troféu Chico Piscina, um dos eventos mais tradicionais da natação brasileira. Sempre disputado na cidade de Mococa, no complexo aquático da Associação Esportiva Mocoquense, a competição reúne as seleções das federações estaduais das categorias infantil e juvenil e algumas delegações estrangeiras. Em 1968 ocorreu a primeira edição apenas com equipes paulistas. Vinte anos depois o campeonato ganhou status nacional e em 1995 internacional.

Ao longo de todos esses anos grandes nomes da natação brasileira foram revelados como os medalhistas olímpicos Cesar Cielo e Thiago Pereira. Porém, ninguém tem um currículo tão vencedor como Lucas Salatta. Sempre defendendo a seleção paulista, o nadador disputou a competição em quatro oportunidades: 2000, 2001, 2002 e 2003. Nestas quatro edições ganhou ao todo 14 medalhas em provas individuais: dez de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Até hoje Salatta tem três recordes de campeonato - Foto: Satiro Sodré

Até hoje Salatta tem três recordes de campeonato – Foto: Satiro Sodré

Ninguém tem um histórico tão bom no Chico Piscina como ele. Além de sempre estar no pódio, Salatta era uma máquina de quebrar recordes. Atualmente três marcas suas ainda vigoram na tabela de recordes de campeonato: nos 100m borboleta juvenil (54s90), nos 200m medley infantil (2min11s72) e juvenil (2min04s94). São tempos tão fortes e expressivos para atletas dessa idade, que ainda hoje elas seriam a melhor marca da temporada.

Nesta época Lucas Salatta era apontado por muitos como um dos melhores nadadores do país e grande promessa. Muito técnico, nadava bem todos os estilos e travou duelos eletrizantes com Thiago Pereira nas provas de medley durante muitos anos. De fato Salatta esteve entre os melhores no futuro, defendendo a seleção olímpica em Atenas-2004, sendo medalhista no Mundial de curta de Indianapolis-2004 e nos Jogos Pan-Americanos-2007 e participando de diversos eventos internacionais de grande porte. Após um período de resultados ruins e algumas lesões, ele esta de volta a seleção brasileira para disputar o Mundial de curta de Doha.

Salatta subiu ao pódio 14 vezes no Chico Piscina - Foto: Satiro Sodré

Salatta subiu ao pódio 14 vezes no Chico Piscina – Foto: Satiro Sodré

Este ano o Troféu Chico Piscina será disputado por 22 delegações (17 federações estaduais e cinco equipes estrangeiras) e terá transmissão ao vivo do SporTV a partir das 18h, com comentários do colunista da SWIM CHANNEL, Alexandre Pussieldi, o Coach. Para mais informações confira o site oficial do evento clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel