Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A 10 km de fazer história!

swimchannel

11/10/2014 16h55

Logo mais as 22h (9h no horário local da prova), o nadador baiano Allan do Carmo pode fazer história. Líder da atual temporada da Copa do Mundo de águas abertas da Fina, Allan pode se sagrar nas águas de Hangzhou, na China, campeão do circuito pela primeira vez em sua carreira. Após vencer a etapa de Lag Megantic, em agosto, o atleta abriu vantagem no certame e esta muito perto de ser o primeiro brasileiro a vencer essa competição no masculino.

Para ficar com o título Allan tem duas oportunidades. A primeira será nesta noite em Hangzhou. Caso o título não venha, ele terá outra chance no próximo dia 18 em Hong Kong, na etapa que encerra a temporada 2014. Com 25 pontos de vantagem para o vice-líder do circuito, o alemão Thomas Lurz, Allan precisa somar apenas mais 16 pontos para levar a taça sem depender dos resultados do rival. Se chegar na terceira colocação em Hangzhou só precisará largar em Hong Kong para vencer pela primeira vez a Copa do Mundo. Graças a sua regularidade nesta temporada a chance de conquistar o título agora é muito grande.

Allan ergue o troféu de campeão da etapa de Lag Megantic - Foto: Giovana Moreira

Allan ergue o troféu de vencedor da etapa de Lag Megantic – Foto: Giovana Moreira

Allan vem tendo excelentes resultados desde os Jogos Olímpicos de Londres. Ano passado ganhou a medalha de bronze na prova por equipes e foi o sétimo colocado nos 10 km no Mundial de Barcelona. Este ano venceu pela primeira vez uma prova na Copa do Mundo e sagrou-se campeão sul-americano. Nadando cada vez melhor ele vai se firmando como um dos melhores do mundo e sério candidato a pódio no Mundial de Kazan-2015 e nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. E seu bom trabalho pode ser coroado no fim do ano com o Prêmio Fina de melhor atleta do mundo de águas abertas nesta temporada.

Além de Allan, o Brasil terá outros dois representantes nas águas asiáticas: Diogo Villarinho e Samuel de Bona, respectivamente quarto e sexto colocados do ranking mundial da Copa do Mundo. Ambos já subiram ao pódio em Copas do Mundo (Diogo foi bronze na etapa de Cancun deste ano e Samuel venceu em Hong Kong ano passado) e não será surpresa nenhuma se a dupla também lutar pela vitória nas duas últimas provas do ano.

Allan do Carmo tentará tirar a diferençapara o líder Thomaz Lurz - Foto: Satiro Sodré

Allan do Carmo tem 25 pontos de vantagem para o alemão Thomaz Lurz – Foto: Satiro Sodré

No feminino, Ana Marcela Cunha já garantiu o título. Ou melhor, o tricampeonato. Com 114 pontos a nadadora não pode mais ser alcançada por ninguém e para ficar oficialmente com a taça basta largar na última etapa. Mas competitiva como é, a nadadora tentará vencer mais estas duas provas para fechar a temporada com chave de ouro. Outra atração será a presença de Poliana Okimoto, que volta ao circuito mundial após se recuperar de uma lesão. Boas chances de mais uma ótima performance da natação brasileira em águas abertas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel