Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

'Somos os melhores do mundo. O difícil agora será manter'

swimchannel

21/10/2014 14h58

Ela é movida a desafios. Conquistar o tricampeonato da Copa do Mundo de Águas Abertas pareceu até fácil, já que veio com duas etapas de antecipação, das oito que completam o circuito. Ana Marcela Cunha subiu ao pódio… oito vezes. Foi campeã em cinco, buscando uma marca diferente.

"O desafio que me levou a seguir bem nas competições, apesar de já ter o tri garantido, é que nenhum atleta foi pódio em todas as etapas da Copa do Mundo. Fazer isso foi histórico, e foi o que não me deixou relaxar. Pra conseguir esse feito", afirmou.

Ana Marcela gosta tanto de bater suas próprias marcas que o sonho de atravessar o Canal da Mancha, só pelo desafio, segue em pauta. Só precisará ser um pouco atrasado. O sorriso jovem de 22 anos mostra que, pra ela, a alegria é apenas nadar – quanto mais quilômetros, melhor. A baiana tem como foco o Mundial de Kazen, em 2015, para conseguir, na sequência, brigar pelo ouro olímpico na prova dos 10km. E até para facilitar a preparação para a distância, ela encarou o desafio da Travessia Capri-Napóles, com 36km. "Depois dessa prova eu precisei de quase duas semanas pra me recuperar 100%. É um desgaste muito grande. Só que depois de nadar 36km, nadar os 10 ficou muito fácil. Depois de passar 6h nadando, você percebe que duas horas é tranquilo. Psicologicamente foi muito bom".

Focando, inclusive, em se tornar uma campeã olímpica, com grandes rivais pela frente, Ana Marcela deve desistir de disputar os 5km em Kazan. "Pelo que ouvimos, a prova dos 5km será antes dos 10km. Então vou focar na distância olímpica, abrir mão da mais curta, e nadar os 25km com certeza".

Etapa de Hong Kong encerrou a Copa do Mundo perfeita de Ana Marcela e Allan

Etapa de Hong Kong encerrou a Copa do Mundo perfeita de Ana Marcela e Allan

E Allan do Carmo?

"Foi uma emoção muito grande pra ele e pra mim, porque desde 2006 estamos na mesmo seleção, ele sempre está crescendo, mas nunca conquistou um título tão grande. Mostra que o lado masculino tem vindo forte", disse Ana Marcela. Mas o amigo foi ainda além ao falar da conterrânea. "Ana Marcela é uma pessoa muito querida. Ela serve como exemplo de superação pra mim. Companheira de muitos anos de seleção, tenho muito a aprender e crescer com ela", contou Allan à Swim Channel.

Campeão com título inédito, ele puxa uma geração fortíssima com Diogo Vilarinho e Samuel de Bona. "Não à toa, dos seis primeiros da última etapa em Hong Kong, três eram brasileiros. O nível é muito alto e não dá para relaxar. Na seletiva (em dezembro, para o Mundial de 2015) tudo pode acontecer. Não posso ficar na euforia do título".

Mas Allan garantiu que a disputa entre os brasileiros é bastante sadia: "Virou uma coisa comum pra nós. Estamos sempre viajando juntos, conseguimos separar competitividade de amizade. Sempre nos respeitamos, e é isso que faz a diferença".

Com a concorrência dentro do próprio país, Allan sabe que não pode bobear. Assim como Ana Marcela, deve abrir mão de nadar os 5km em Kazan, caso garanta a vaga, para focar no 10km e completar a disputa com os 25km.

O feito da dupla deve ser coroado com a premiação de atletas do ano na eleição da FINA. Mas que o Brasil é o novo país das águas abertas, ninguém mais duvida.

"Chegamos no limite. O mais difícil agora é se manter, já que todos querem chegar onde estamos. Somos os melhores do mundo", finalizou Ana Marcela.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel