Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um possível super 50m livre em Doha

swimchannel

21/10/2014 13h56

Restam exatos 42 dias para o início do Campeonato Mundial de piscina curta de Doha, principal evento de natação da Fina e que fechará a temporada 2014. Aos poucos, as principais seleções do mundo vão anunciando suas equipes para disputar a competição. Katinka Hosszu e Chad le Clos, atuais líderes do circuito da Copa do Mundo, são presenças confirmadas no Mundial do Catar. Também chama atenção o número de ótimos velocistas que disputarão os 50m livre masculino.

Campeão mundial e recordista de campeonato em 2010, Cesar Cielo vai atrás do bimundial na piscina curta. O nadador brasileiro tem o melhor tempo do ano (20s68) e durante o Troféu José Finkel houve até a expectativa de quebrar o recorde mundial. O velocista é talvez o grande favorito ao ouro no Mundial e por isso partiu para os Estados Unidos para focar seus treinos na curta com Scott Goodrich, técnico que o acompanhou no Mundial de Barcelona. Mas a vida de Cielo não será fácil em Doha.

No Mundial de curta de 2010, Cielo foi ouro nos 50m e 100m livre - Foto: Satiro Sodré

Cielo espera repetir o ouro no Mundial de 2010 – Foto: Satiro Sodré

O atual campeão mundial na curta, o russo Vladimir Morozov será um de seus adversários. Ele não teve um bom ano, pois nem finalista dos 50m livre no Campeonato Europeu de Berlim foi. Agora tentará compensar esta frustração subindo ao pódio no Mundial de Doha. Outro adversário será um velho conhecido: o francês Florent Manaudou, que em Istambul ganhou a medalha de prata. Se Cielo lidera o ranking mundial na curta, o francês é o mais veloz na longa este ano e chega motivado para tentar roubar outra medalha de Cielo em uma rivalidade que cresce a cada evento internacional.

Além do trio, existem outros grandes velocistas confirmados para o Mundial de Doha. Os Estados Unidos escalaram Cullen Jones e Josh Schneider para disputar a prova, ambos medalhistas nesta prova em Mundiais de curta. O Reino Unido terá o jovem Ben Proud e a Polônia provavelmente terá Konrad Czerniak. Outras duas figurinhas carimbadas nas etapas da Copa do Mundo de piscina curta deverão nadar os 50m livre: os veteranos Roland Schoeman e George Bovell.

Morozov e Manaudou duelam nos 50m livre - Foto: Murad Sezer/Reuters

Morozov e Manaudou são outros dois favoritos ao ouro – Foto: Murad Sezer/Reuters

Em anos pares onde não são disputados Jogos Olímpicos ou Mundiais de piscina longa, o Mundial de curta costuma ser bastante concorrido e disputado por vários atletas de ponta. Em Dubai-2010 isso aconteceu, com uma reunião dos melhores velocistas do mundo. Cielo, Fred Bousquet, Alain Bernard, Luca Dotto, Josh Schneider e Stefan Deibler estavam naquela final. E isso que nomes como Nathan Adrian, Stefan Nystrand, Nicholas Santos e Roland Schoeman pararam nas semifinais.

Boa parte da elite dos velocistas do mundo estará em ação na piscina do Aspire Sports Complex em Doha, no que deve ser uma das melhores finais da história do Mundial de curta.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel