Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Lochte: de olho num possível recorde em Doha

swimchannel

27/10/2014 14h22

Em Doha, durante o Campeonato Mundial de piscina curta, o supercampeão Ryan Lochte poderá igualar um recorde histórico da competição: vencer pela quinta vez seguida a mesma prova num Mundial de piscina de 25 metros. Uma marca que apenas um nadador conseguiu ao longo de 11 edições disputadas: o britânico James Hickman.

Especialista no nado borboleta, Hickman foi absoluto na disputa dos 200m borboleta durante cinco Campeonatos Mundiais. O britânico venceu essa prova nas edições de Gotemburgo-1997, Hong Kong-1999, Atenas-2000, Moscou-2002 e Indianápolis-2004. Tanto entre homens, como entre mulheres, até hoje ninguém foi tão dominante em uma prova na história do Mundial como ele. Um grande nadador em piscina de 25 metros, Hickman também foi recordista mundial na curta dos 100m e 200m borboleta e no Mundial de Manchester em 2008 atuou no departamento de comunicação do evento. Hoje trabalha como manager de marketing da Speedo Internacional.

Ryan Lochte é uma das estrelas confirmadas para a edição 2013 do Duel in The Pool - Foto: Clive Rose/Getty Images

Lochte pode vencer os 200m medley pela quinta vez – Foto: Clive Rose/Getty Images

Lochte terá a chance de igualar Hickman em uma de suas especialidades: os 200m medley. O americano venceu esta prova nas últimas quatro edições do Mundial: Xangai-2006, Manchester-2008, Dubai-2010 e Istambul-2012. Poderia já ter igualado o recorde, mas em Indianápolis-2004 foi derrotado por Thiago Pereira e acabou com a medalha de prata. Em Doha Lochte é o favorito para levar o ouro e de tabela, igualar o feito de Hickman. Depois a meta será superá-lo no Mundial de Windsor em 2016.

Já o feminino é marcado pelo equilíbrio. Nenhuma nadadora chegou a ganhar a mesma prova mais de três vezes. Porém, quatro nadadoras já ganharam o mesmo evento em três oportunidades. A chinesa Chen Hua ganhou os 800m livre nos Mundiais de Hong Kong-1999, Atenas-2000 e Moscou-2002; a americana Jenny Thompson ganhou a medalha de ouro nos 100m borboleta em Gotemburgo-1997, Hong Kong-1999 e Atenas-2000; a eslovaca Martina Moravcová venceu os 100m medley em Hong Kong-1999, Atenas-2000 e Moscou-2002 e a ucraniana Yana Klochkova triunfou nos 400m medley em Hong Kong-1999, Atenas-2000 e Moscou-2002. Caso nade em Doha, a chinesa Zhao Jing é a única com chances de repetir um trimundial na prova dos 50m costas.

James Hickman tem cinco medalhas de ouro - Foto: Harry How/Getty Images

James Hickman tem cinco medalhas de ouro – Foto: Harry How/Getty Images

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel