Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Que fim levou? – parte 3

swimchannel

05/11/2014 12h01

Hoje encerramos a pequena série das três partes sobre como estão as piscinas onde foram disputados os Jogos Olímpicos. Nesta última parte escrevemos sobre os palcos olímpicos de 1984 até 2012. A grande maioria dessas piscinas continua aberta e sediando eventos nacionais e internacionais, além de serem abertas para as populações locais. Para ler a primeira parte da série, clique aqui, e para ler a segunda, clique aqui.

Los Angeles-1984: A piscina do Olympic Swim Stadium esta localizada dentro do campus da University of Southern California. Ela era aberta e tinha oito raias, ao contrário das dez das últimas edições olímpicas. A rede de fast food Mc Donalds foi um dos financiadores da obra. Em 2013 ela foi fechada para reformas e reaberta este ano com nome de Uytengsu Aquatics Center, em homenagem ao ex-aluno da USC Fred Uytengsu que doou US$ 8 milhões para a reforma. A piscina é palco de competições e local de treinamento da equipe USC Trojans.

Seul-1988: Nomeado Jamsil Indoor Swimming Pool este complexo aquático demorou três anos para ser concluído e apresentou poucas inovações tecnológicas em relação as arenas olímpicas anteriores. Ao longo dos anos o local passou por reformas e teve sua capacidade reduzida para 8 mil lugares. Atualmente serve como base para equipes competitivas e recreação para a população local.

A piscina dos Jogos de Barcelona-1992, que funciona até hoje - Foto: florita_squabs

A piscina dos Jogos de Barcelona-1992, que funciona até hoje – Foto: Florita Squabs

Barcelona-1992: Construída em 1970, a Piscines Bernat Picornell é uma das piscinas mais tradicionais da Europa. O local, batizado em homenagem a um dos fundadores da Federação Espanhola de Natação, recebeu pequenos ajustes para sediar os Jogos em 1992. Atualmente o local é aberto para a população de Barcelona e eventualmente sedia campeonatos nacionais na Espanha. No Mundial do ano passado, foi palco das disputadas do polo aquático.

Atlanta-1996: Piscina da edição centenária dos Jogos Olímpicos, a Georgia Tech Aquatic Center esta localizada dentro do campus da universidade de mesmo nome. Até os dias de hoje ela é utilizada pelos alunos da universidade e também para sediar eventos da natação americana. Em 2011 sediou o The Duel in the Pool, quando a seleção americana nadou contra um combinado europeu.

Sidney-2000: Começou a ser construída em 1992 e foi inaugurada em 1994. O plano inicial era de fazer mais uma piscina pública e de recreação na cidade e quando Sidney ganhou o direito de sediar os Jogos, a piscina passou por alguns ajustes para receber o evento. Renomeada como Sydney Olympic Park Aquatic Centre, o local ganhou arquibancadas provisórias para quase 17 mil pessoas. Hoje é uma piscina pública.

O tanque de saltos ornamentais de Atenas está abandonado - Foto: Milos Bicanski/Getty Images

O tanque de saltos ornamentais de Atenas está abandonado – Foto: Milos Bicanski/Getty Images

Atenas-2004: Esta piscina também não foi erguida visando os Jogos, mas depois que Atenas ganhou o direito de sediar a Olimpíada se tornou uma instalação olímpica. Rebatizada como Athens Olympic Aquatic Centre, a piscina era ao ar livre e nunca teve sua cobertura concluída por falta de dinheiro. O complexo aquático funcionou nos anos seguintes, sendo abandonado aos poucos e teve um trágico destino. Hoje o tanque de saltos ornamentais está totalmente vazio e a piscina da natação esta fechada, com água pelo menos, mas completamente abandonada.

Pequim-2008: Uma das construções olímpicas mais arrojadas, tinha o teto revestido de três mil bolhas de plástico translúcidos e ultra-resistente, que a noite ficavam coloridas, dando a sensação de estar debaixo d'água. Por essa característica o Beijing National Aquatics Center ganhou o apelido de Cubo D'Água. Atualmente a piscina ainda funciona, intercalando ora eventos de natação, ora atividades de recreação, se transformando em Parque Aquático.

Londres-2012: Última piscina olímpica, o London Aquatics Centre teve um design bastante futurista, que parecia uma nave espacial graças as arquibancadas provisórias que pareciam duas asas. As arquibancadas foram retiradas após os Jogos e a piscina passou a ter capacidade para pouco mais de 2 mil pessoas, servindo como local para treinamento e também atendo a população londrina. Será sede do Campeonato Europeu de 2016.

O magnífico Cubo D'água em Pequim - Foto: David Gray/Reuters

O magnífico Cubo D'água em Pequim – Foto: David Gray/Reuters

Pelo que pudemos ver ao longo de deste passeio pela história olímpica, com algumas poucas exceções, boa parte das piscinas estão abertas e em plenas atividades. Sediam competições de alto nível, servem de espaço para treinamento de atletas e o mais importante, são abertas o público em geral como uma ferramenta de lazer ao cidadão comum. Esse é o legado olímpico. Esperamos que o Estádio Olímpico Aquático, que está sendo projetado para os Jogos do Rio-2016, também tenha o mesmo destino de outras instalações. Que fique de legado ao Brasil!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel