Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O fim de uma história de longevidade e perseverança

swimchannel

07/11/2014 16h02

O mundo perdeu um ícone esportivo nesta semana. Talvez você nem o conhecesse, é bem verdade – o nome dele não é tão famoso. Mas ele criou um marco que deve demorar a ser batido na natação master mundial.

Jaring Timmerman, até então o mais velho nadador em atividade do planeta, faleceu na última quarta-feira, em sua cidade, em Winnipeg, no Canadá. Seu grande feito foi muito mais do que algum recorde invencível nas piscinas, mas sim um recorde relevante de vida. Chegou aos 105 anos, e criou uma nova categoria na natação master: de 105 a 109 anos. Nunca ninguém foi tão longe praticando o esporte aquático.

Jaring Timmerman, o eterno - Foto: Winninpeg Free Press

Jaring Timmerman, o eterno – Foto: Winninpeg Free Press

Timmerman é o emblema da longevidade e perseverança, e partiu deixando quatro recordes mundiais na sua antiga categoria (100-104 anos). Mas difere dos "vovôs" aquáticos que, insatisfeitos em largar a natação após a vida profissional, acabam se dedicando a ela depois da aposentadoria. Não, o canadense é daqueles que começou tarde. Bem tarde. Aos 78 anos ele iniciou sua vida competitiva de verdade, e desde então arrebatou 23 recordes canadenses, sete entre 85-89 anos, quatro entre 90-94, oito entre 95-99, e além dos quatro da sua última categoria. Tornou-se o primeiro nadador a completar os 100m costas após a os 100 anos de vida.

Derrubando barreiras por toda a terceira idade, Jaring tentou aprender sozinho o nado de peito, que acabou deixando de lado, e seguia os dois treinos semanais graças às caronas de seus três filhos ao local da prática. Lembrado como um simpático velhinho, Timmerman gostava de cumprimentar todas as pessoas com quem cruzava nas ruas ou dividia recintos.

O educado "vovô" era uma referência para a nova geração. Nas piscinas canadenses, jovens de 12 e 13 anos pediam que autografasse suas camisetas. Ele caiu pela última vez na piscina de forma competitiva em janeiro. "Acho que estou ficando velho", brincou. Nadou os 50m livre batendo isoladamente o recorde mundial com o tempo de 2min52s48, além de 3min09s55 nos 50m costas. Usando sua conhecida braçada dupla, sua filha contou que ele calculou girar os braços 27 vezes. Ele se empolgou e precisou de apenas 26 – e acabou batendo a cabeça na parede para registrar nova marca. Mas o esforço foi demais para um corpo ativo, porém cansado. Jaring inaugurou e, por ora, fechou uma nova categoria da natação master mundial.

Confira aqui um dos últimos registros em vídeo de Jaring Timmerman.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel