Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Maratonas de revezamentos em Doha

swimchannel

12/11/2014 13h56

O Campeonato Mundial de piscina curta de Doha começa daqui a 20 dias. Além da presença de grandes nomes da natação internacional, outra coisa também chama a atenção: a grande quantidade de revezamentos a serem disputados, 12 ao todo.

Até o Mundial passado eram nadados apenas os tradicionais revezamentos 4x100m e 4x200m livre e o 4x100m medley em ambos os sexos. Totalizando seis provas em equipe. Com a criação dos eventos mistos na Copa do Mundo do ano passado, a Fina decidiu adicionar as provas do 4x50m livre e 4x50m medley mistos no Mundial de Doha. E para engrossar o programa de provas, encaixou também o já tradicional, mas sempre desprezado, 4x50m livre para ambos os sexos.

Serão cinco dias de disputas na piscina do Hamad Aquatic Centre. Em todas as etapas teremos no mínimo duas provas de revezamento. O alto número de disputas em equipe tem seu lado positivo e negativo. Pelo lado bom, a chance de mais atletas poderem ganhar medalhas e subir ao pódio. Pelo lado negativo, a excessiva quantidade de quedas na água. Tomemos por exemplo as finais do segundo dia do Mundial em Doha.

Com apenas 12 convocados os britânicos poderão nadar vários revezamentos - Foto: Michael Sohn/AP Photo

A equipe britânica campeã europeia – Foto: Michael Sohn/AP Photo

Nesta etapa teremos a disputa de três revezamentos: 4x50m medley masculino, que abre as atividades do dia e o 4x200m livre masculino e 4x50m livre misto, que fecham o programa. Entre essas disputas teremos outras provas de tiro curto como as semifinais dos 50m livre masculino e 50m borboleta feminino e a final dos 50m peito feminino. Não é difícil imaginar que existam atletas que nadem estas provas individuais e sejam escalados para compor os revezamentos, principalmente de seleções que estiverem em Doha com poucos atletas, como o Reino Unido (foto) que terá apenas 12 nadadores, muitos com possibilidades de nadar várias provas. Isso sem falar que pela manhã eles nadam as eliminatórias…

Talvez o ideal seriam espalhar as provas por mais dias de disputas, mas normalmente são reservadas apenas cinco datas para o Mundial de curta e não oito como ocorre no Mundial de longa. O campeonato em Doha terá uma agenda cheia, principalmente para os velocistas que ganharão mais alguns metros para nadar. Essas mudanças servirão também como testes para os futuros Mundiais de piscina longa. E o Brasil, que é muito forte em provas de 50 metros, não terá nenhum revezamento, pois vai priorizar as distâncias olímpicas.

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel