Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Jogos Centro-Americanos e do Caribe: a última grande competição na longa

swimchannel

17/11/2014 13h26

Começou no último sábado em Veracruz, no México, a 22ª edição dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, uma das competições continentais mais tradicionais do esporte mundial e que é disputada desde 1926 sempre de quatro em quatro anos. O evento contempla 36 modalidades e reúne quase 6 mil atletas de 31 países. Realizadas no Centro Aquático Leyes de Reforma, as provas de natação estão em disputa neste momento. Nos dois primeiros dias de competições, quem vem se destacando é a Venezuela que já ganhou 11 medalhas, sendo quatro de ouro.

Principal nome da natação venezuelana, Andreina Pinto tem grande parcela nas conquistas do país sul-americano. A nadadora de 23 anos já ganhou duas medalhas douradas nestes Jogos Centro-Americanos e do Caribe: nos 200m (2min00s42) e 400m livre (4min11s65). Andreina ainda disputará mais quatro provas individuais (200m e 400m medley, 200m borboleta e 800m livre), além de possíveis revezamentos. Se tiver sucesso pode deixar a competição como a maior medalhista em todas as modalidades.

A nadadora venezuelana Andreina Pinto - Foto: Punto Olímpico

A nadadora venezuelana Andreina Pinto – Foto: Punto Olímpico

Este é o último campeonato internacional de grande porte sendo disputado em piscina longa em 2014. Alguns desses atletas viajarão de Veracruz diretamente para Doha, já que daqui a 15 dias começa o Mundial de piscina curta. Até o momento já tivemos seis novos recordes de campeonato. Um deles foi batido pelo cubano Hanser García nos 100m livre. O velocista, que foi vice-campeão pan-americano em 2011 e finalista olímpico em Londres-2012, venceu a prova nobre com o tempo de 49s00.

Quem também bateu um recorde foi a velocista Arianna Vanderpool-Wallace, de Bahamas, que venceu os 50m livre com 26s46, lembrando que no Jogos do Commonwealth ela fez 24s34, quinto melhor tempo do mundo. Destaque também para o colombiano Omar Pinzón que esta voltando a nadar após cumprir uma suspensão por doping e venceu os 200m medley com novo recorde: 2min02s07. Entre outras provas esperadas estão os 100m borboleta com a participação do venezuelano Albert Subirats e os 50m livre que terá o duelo de García contra o tobaguenho George Bovell.

GARCIA

Hanser García comemora o título nos 100m livre em Veracruz. Foto: Ismael Francisco/Cubadebate

As provas de natação vão até quinta-feira, dia 20 de novembro. Acompanhe os resultados dos no site oficial do evento, clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel