Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Natação brasileira é destaque em Mundial para atletas com síndrome de down

swimchannel

18/11/2014 22h50

Em 2014 o esporte aquático brasileiro vem tendo excelentes resultados. Nas águas abertas tivemos os títulos de Ana Marcela Cunha e Allan no Carmo na Copa do Mundo e na natação a medalha de ouro de Matheus Santana nos Jogos Olímpicos da Juventude. Também há a expectativa do Brasil conseguir seu melhor desempenho em Mundiais de piscina curta de sua história. Nas modalidades paralímpicas o resultado também vem sendo positivo.

Na última semana os brasileiros fizeram bonito em Morelia, no México, durante o 7º Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down. A competição, que é organizada pela Down Syndrome International Swimming Organisation (DSISO), teve a participação de mais de 200 nadadores de 23 países. Com uma delegação de 25 atletas, o Brasil voltou pra casa com 15 medalhas: 11 de ouro e quatro de bronze, que deu ao país o terceiro lugar no quadro geral de medalhas.

O nadador Caique Aimore em ação - Foto: Fernanda Bonadia

O nadador Caíque Aimoré em ação – Foto: Fernanda Bonadia

Os principais destaques da equipe foram Kelly Antunes e Caíque Aimoré que sagraram-se bicampeões mundiais na categoria mosaico. Neste evento existem duas classes: a T21 que reúne os nadadores com a síndrome de down em sua totalidade e a classe mosaico que é para atletas com grau leve da síndrome, também conhecido como mosaicismo.

Kelly ganhou oito medalhas de ouro nos 50m, 100m e 200m peito; 50m e 100m livre, 50m e 100m borboleta e 200m medley. Caíque venceu três provas, os 50m e 100m livre e 50m peito, e faturou outros quatro bronzes nos 50m borboleta, 100m peito, 100m costas e 200m medley. As provas foram disputadas em piscina curta. A próxima edição do Mundial da DSISO será em 2016 na Itália.

Parte da delegação brasileira no Mundial da DSISO - Foto: Divulgação

Parte da delegação brasileira no Mundial da DSISO – Foto: Divulgação

Colaborou Caiubi Aimoré

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel