Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Etiene: "Esse mundial foi uma coisa inexplicável"

swimchannel

10/12/2014 19h50

"Gente, eu sonhei em ser medalhista mundial, sonhei tanta coisa… mas quando a gente é pequena, não sabe o quanto vai trabalhar pra isso acontecer".

Ela está longe de ser "pequena". Seus sonhos são altos, mas no chão. Por mais contraditório que possa parecer, Etiene Medeiros tem a perfeita noção de realidade de alguém que sonhou em chegar – e bateu na porta – no ponto mais alto do esporte.

O sorriso da recordista mundial - Foto: Satiro Sodre/SSPress

O sorriso da recordista mundial – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Sorriso tímido enquanto empurrava o carrinho do aeroporto com a sua volumosa bagagem, a nadadora de 23 anos mistura de forma harmoniosa o lado infantil com a maturidade campeã. Estufou o peito e encarou a multidão de jornalistas e câmeras com seriedade e respostas bem elaboradas. Falou ao microfone da TV Globo ao vivo no Jornal Nacional. Sorriu e mostrou as medalhas para as fotos. Mas não hesitou em largar tudo isso e ir, saltitante feito criança, ao encontro do seu treinador e quase "pai" do esporte, Fernando Vanzella.

"Ainda não caiu a ficha dela. Aos poucos ela vai sentir, e vamos sentir dela também. O que posso falar é que ela tem uma inteligência emocional muito grande e vai lidar bem com tudo isso aí", disse Vanzella, antes de Etiene aparecer e abraçá-lo com carinho e cumplicidade de treinador e atleta.

O feito histórico da nadadora foi absorvido. "Mundial não tem esse nome em vão. Entre provas olímpicas e não olímpicas, isso não define nada. Sou medalhista mundial, campeã, e recordista. Mas tem muita coisa pra acontecer, muito trabalho. Mas foi tudo muito expressivo", ponderou.

Para Etiene, Vanzella é como um 'pai' aquático - Foto: Reprodução Instagram

Para Etiene, Vanzella é como um 'pai' aquático – Foto: Reprodução Instagram

O clima do grupo foi o discurso que se repetiu, como forma de maturidade pra essa seleção. Palavras do próprio César Cielo. Mas foram os olhos de Etiene que brilharam: "Esse Mundial foi uma coisa inexplicável. Todo mundo acompanhou de quarta a domingo. Foi muito motivante e eletrizante, e uma ótima bagagem para a natação brasileira. Vamos ganhar muito com isso. Pela alegria. Na final, lembrei que não estava ali para uma batalha, para a forca. Eu estava ali para algo que eu escolhi. Com alegria".

Para a parte prática: Etiene, como a maioria dos brasileiros, tem o Open no Rio de Janeiro na próxima semana, para fechar o calendário do ano. É a primeira seletiva para Panamericano e Mundial de Kazan para 2015. O disco dela muda radicalmente: o foco voltará a ser a prova dos 100m costas. Vanzella reconhece que ela ainda sente muito cansaço na volta da prova, nos 50m finais. O nervoso a tirou da final no Pan Pacífico, mas em Doha ela ficou pela primeira vez entre as oito melhores na prova em uma grande competição. Para Kazan, o objetivo é igual.

Outras provas olímpicas também devem ser trabalhadas para seu "cardápio", como os 100m borboleta e os 50m livre. "Não existe só costas", declarou a pernambucana. "Eu gosto muito de nadar velocidade, 50m livre é uma prova bastante disputada, e no revezamento 4x50m livre eu fiz um resultado muito expressivo (parcial de 23s58). Tem muitas provas em que posso brigar. Preciso pôr em prática".

E se encarar a "fama" faz parte do pacote de uma campeã, ela vai ter que aprender… "Estou feliz, é muita coisa. Tenho que começar a me acostumar se quiser objetivos maiores na natação, né?". Está no caminho.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel