Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Betina Lorscheitter pode ser a surpresa do Rei e Rainha do Mar

swimchannel

12/12/2014 13h04

O Brasil terá duas duplas no Desafio de elite Rei e Rainha do Mar. Uma delas será formada pelos melhores atletas de águas abertas no mundo: Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha. A outra dupla brasileira terá um nadador bastante conhecido internacionalmente: o gaúcho Samuel de Bona, medalhista na prova por equipes no Mundial de Barcelona ano passado. Sua parceira deste domingo será Betina Lorscheitter que também nasceu no Rio Grande do Sul e já soma participações pela seleção brasileira em vários eventos internacionais. Mas quem é Betina Lorscheitter?

Atleta do Grêmio Náutico União, Betina nasceu em Porto Alegre em 1990 e assim como a maioria dos fundistas, começou a nadar na piscina até migrar para as provas em águas abertas. Desde então sempre figurou entre as principais nadadoras do país e nos últimos anos se firmou como a terceira melhor atleta do Brasil, depois da consagrada dupla Poliana Okimoto e Ana Marcela. Em sua carreira já soma participações em etapas da Copa do Mundo da Fina e em Campeonatos Sul-Americanos.

Betina superou Ana Marcela no grid de largada - Foto: Gilvan de Souza

Betina superou Ana Marcela no grid de largada – Foto: Gilvan de Souza

O Desafio Rei e Rainha do Mar não é nenhuma novidade para Betina, afinal será a quarta vez que ela disputa a prova de elite e em 2011 terminou em terceiro lugar. Este ano ela já começou muito bem sua participação. Ontem foi definido na Praia de Copacabana o grid de largada para o evento de domingo e a nadadora gaúcha superou Ana Marcela Cunha no percurso de 500 metros nadados e 50 metros de corrida na areia por apenas um segundo: 5min33s contra 5min34s. Porém, Allan foi mais veloz que Samuel e garantiu a pole position para a dupla baiana. Os gaúchos largarão na segunda colocação.

Betina esta vivendo um bom momento da carreira. Na última etapa do Campeonato Brasileiro de águas abertas ela venceu Ana Marcela na prova de 5 km e garantiu o vice-campeonato do circuito nacional. No último fim de semana Betina terminou a seletiva brasileira feminina para os Jogos Pan-Americanos em segundo lugar e conseguiu se classificar para o evento que acontece ano que vem em Toronto, no Canadá. E em maio ela ganhou duas medalhas nos Jogos Sul-Americanos de Praia, em Vargas, na Venezuela.

Betina terá como parceiro Samuel de Bona - Foto: Gilvan de Souza

Betina terá como parceiro Samuel de Bona – Foto: Gilvan de Souza

Sem dúvidas, Ana Marcela é a grande favorita para levar a coroa de rainha do mar, mas Betina vem nadando muito bem, esta motivada e já mostrou que pode surpreender. A disputa será muito boa neste domingo. Vale a pena assistir!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel