Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

2014: um ano para não se esquecer

swimchannel

15/12/2014 13h08

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha fecharam 2014 com mais uma conquista. A dupla foi coroada ontem na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, como a nova realeza dos mares. Allan e Ana Marcela são os novos reis e rainha do mar e serão donos da coroa até o final do ano que vem. Foi o desfecho perfeito para um ano incrível que a dupla e as águas abertas do Brasil viveram. Se em 2013 já havia sido bom, quando o país conquistou cinco medalhas e foi campeão por equipes no Campeonato Mundial de Barcelona, o ano de 2014 ainda melhor!

Em uma temporada sem a disputa de um grande evento majoritário, como Mundial ou Olimpíada, os brasileiros focaram suas atenções nas etapas da Copa do Mundo da Fina. Ana Marcela teve um ótimo desempenho, subindo ao pódio em todas as oito etapas e vencendo seis provas. Foi de longe, a melhor campanha da história do evento que lhe deu o terceiro título da competição. Allan do Carmo também se destacou e se superou, conquistando suas primeiras vitórias neste circuito e batendo o alemão Thomas Lurz, considerado por muitos como o maior da história. Ao fim do ano pode comemorar o título deste ano. E não parou por ai, a dupla baiana ainda foi eleita pela Fina a melhor do mundo nas águas abertas.

Allan e Ana terminam o ano como rei e rainha do mar - Foto: Gilvan Souza

Allan e Ana terminam o ano como rei e rainha do mar – Foto: Gilvan Souza

Para Poliana Okimoto o ano não foi tão bom quanto 2013. Ela sofreu uma lesão que a afastou de boa parte da temporada, mas sempre quando competiu na Copa do Mundo subiu ao pódio e mostrou estar recuperada para defender seu título mundial em Kazan-2015. Tivemos também Diogo Villarinho conquistando sua primeira medalha na Copa do Mundo, Samuel de Bona se firmando como um dos melhores atletas do mundo e Betina Lorscheiter e Carolina Bilich garantindo vaga na seleção brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos em 2015.

Mas não foi só na Copa do Mundo que o Brasil se destacou. Em provas de longa distância o país também colecionou resultados relevantes e colocou dois atletas no top 10 do Grand Prix da Fina (circuito com provas maiores de 15 km). Matheus Evangelista terminou a temporada na sétima colocação geral e Samir Barel na décima. Samir ainda comemorou outro grande feito: venceu a Travessia de Manhattan, em Nova York, uma das mais difíceis do mundo. E também no circuito Grand Prix, Ana Marcela conquistou uma vitória na tradicional Travessia Capri-Nápoli.

A seleção brasileira de águas abertas, cada vez mais a melhor do mundo - Foto: Satiro Sodré

A seleção brasileira de águas abertas comemorou muito o ano de 2014 – Foto: Satiro Sodré

Além das conquistas dos principais atletas de elite da modalidade, as águas abertas do Brasil também puderam comemorar uma medalha inédita nesta temporada. Na prova por equipes do Campeonato Mundial Júnior, o Brasil subiu ao pódio na prova de revezamento da categoria 16 a 18 anos com o trio Viviane Jungblut, Yagoh Watanabe e Marcus Silva, que completaram os 3 km na terceira colocação e levaram o bronze, a primeira medalha do país na história desta competição.

Um ano realmente inesquecível para o cada vez mais "país das águas abertas". Que venha 2015!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel